Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoCarros

'Corredor de ônibus' dos EUA é para todos os carros - mas com ressalvas

No Brasil, especialmente na cidade de São Paulo, os corredores de ônibus foram criados para privilegiar quem usa transporte coletivo. Em horários de muito trânsito, a solução permite aos usuários chegar mais rapidamente ao destino. Na capital paulista, a faixa acabou sendo também liberada para táxis - até como uma maneira de dar competitividade a essa categoria após o crescimento de apps de transporte individual, como o Uber.

Os Estados Unidos também têm um corredor para chamar de seu. Isso porque o país têm muitos problemas em comum com o Brasil, como tráfego carregado nas grandes cidades, e insuficiência de meios de locomoção como metrô - até tem, mas as estações não cobrem todo o território e o usuário acaba tendo de recorrer a outro tipo de transporte (Nova York é exceção).

O corredor americano, porém, não é de ônibus. Ele pode ser usado por qualquer pessoa. Para estar disponível, basta que o carro tenha de dois ocupantes em diante. Claro que vans, ônibus e outros modelos comerciais também podem circular por essa faixa - desde que tenham passageiros.

Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL

Mas elas também, como em São Paulo, são tomados pelo trânsito intenso em determinados horários e locais. Uma das campeãs de congestionamento é Los Angeles. Muito espalhada, grande e uma das maiores cidades dos Estados Unidos, ela tem transporte coletivo insuficiente - o metrô cobre poucas áreas.

Por isso, Los Angeles é um dos locais em que mais se observam as faixas destinadas a "carpools". Esta fica sempre à esquerda. No geral, é apenas uma. Mas há locais em que os carros com dois ou mais ocupantes têm direito a duas faixas. Elas são identificadas por placas, e também por losango pintado no chão

Qual é o sentido da solução?

Mas será que dar acesso à faixa preferencial a tantas pessoas funciona? Sim! E muito bem. Nas estradas que circundam Los Angeles, é comum ver congestionamentos quilométricos e poucos carros usando o espaço à esquerda das rodovias.

Los Angeles: via congestionada e faixa da esquerda vazia
Los Angeles: via congestionada e faixa da esquerda vazia Imagem: Rafaela Borges/UOL
Continua após a publicidade

Com o "carpool", para vencer o trânsito e chegar mais rápido, passam a compartilhar o carro colegas de trabalho que vivem próximos uns dos outros, casais, vizinhos, pais e filhos. Com isso, além de tentar amenizar os congestionamentos, a medida também ajuda a reduzir a poluição.

E tem gerado resultado? Ao menos em Los Angeles os congestionamentos continuam intensos e o transporte individual, na liderança da preferência. É uma cultura difícil de mudar. Mas quem aderiu ao "carpool" está se dando bem. E sem necessidade de ir de ônibus para chegar mais rápido.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes