Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoCarros

Peugeot 208 Roadtrip é legal para viagens de carro? Veja a avaliação

Um dos modelos que passaram a se destacar no mercado após a formação da Stellantis foi o 208. O grupo automotivo surgiu em 2021, após a união da FCA (Fiat Chrysler) com a PSA Peugeot Citroën. E o hatch compacto, mesmo sem receber nova geração, ou mudanças muito drásticas, tem grande participação na alta das vendas das marcas francesas da empresa observado desde então.

Embora sem uma nova geração ainda, o 208 recebeu novidades que o colocaram em evidência e chamaram a atenção do público. A primeira foi o motor 1.0 aspirado da Fiat e, este ano, o 1.0 turbo, também compartilhado com a italiana.

Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL

O 208 acabou se transformando em um dos carros mais desejados do segmento de hatches compactos, até por ter se tornado um colecionador de boas críticas. Graças ao novo motor 1.0 turbo ele foi, inclusive, vencedor do Prêmio UOL Carros em sua categoria - o evento ocorreu na última quarta-feira (13).

Peugeot 208 Roadtrip

Para se transformar em um produto que não é apenas apelo de preço, mas também algo que o público deseja, houve algumas estratégias além de novos motores. Entre elas a série especial Roadtrip, focada em bom custo-benefício e estilo de vida. Repleta de itens de série importantes, é voltada a quem curte cair na estrada para lazer.

Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL

O Roadtrip traz pacote semelhante ao da versão 1.0 turbo Style. Porém, com motor 1.6 aspirado. O carro com o propulsor da Fiat, porém, custa R$ 109.990. A lista de equipamentos de ambas as versões inclui direção assistida, ar-condicionado digital e central multimídia, por exemplo.

Outro destaque é o painel de instrumentos digital 3D. As entradas USB são do tipo A e Android Auto e Apple CarPlay são sem fio. O equipamento mais legal da versão, no entanto, é o teto panorâmico.

Continua após a publicidade
Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL

Versão é legal para viagens de carro?

Para cair na estrada com o Roadtrip, a Peugeot me convidou para um fim de semana em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira. São cerca de 200 km de minha base, a cidade de São Paulo, a maior parte pelas rodovias de pista dupla Ayrton Senna e Carvalho Pinto.

Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL

É um hotel que combina com a vibe do Roadtrip? Não exatamente. É que, ao menos fora da temporada de inverno, o público principal é formado por famílias com crianças ou filhos adolescentes. E o Roadtrip, como expliquei acima, é um carro que tem mais a ver com a juventude - pessoas solteiras ou casais jovens, sem filhos.

Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL
Continua após a publicidade

Além disso, o 208 é um carro muito gostoso de dirigir, com carroceria firme e boas respostas de direção. No trecho de serra, deu para se divertir com o compacto - apesar da posição baixa do volante, que até agrada parte da crítica, mas é bastante incomum e, muitas vezes, incômoda.

Só que o Roadtrip é muito mais sobre uma afirmação de estilo de vida. Aquele carro de quem ama viajar, adora dirigir na estrada e, por meio do produto, deixa evidente ao mundo essa parte de sua personalidade. Esse é o propósito.

Imagem
Imagem: Rafaela Borges/UOL

Esse aspecto da personalidade do Roadtrip fica mais evidente quando o comparamos ao 1.0 turbo, de 130 cv e, principalmente, 20,4 kgfm (entregues em baixa rotação). Esse conjunto fez do 208 um dos hatches mais ágeis e legais de dirigir do mercado brasileiro. Principalmente na estrada.

Então, o Roadtrip de hoje é legal. Mas sabe o que seria ainda mais? Uma versão alusiva à paixão por viajar de carro que trouxesse o 1.0 turbo. Fica a sugestão para a linha 2025 do produto.

Vale ressaltar que, para quem prefere motor 1.6 aspirado ao 1.0 turbo, o Roadtrip é a melhor aposta. Isso porque é bem mais completo que a única outra opção com esse propulsor, a Allure. E custa apenas R$ 1.000 a mais.

Continua após a publicidade

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes