Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

SUVs ganham um novo líder de vendas em novembro; veja o ranking

Novembro começou muito bem para a Hyundai, com o HB20 disparando na liderança de vendas e o HB20S à frente do Onix no ranking. Porém, esses resultados de emplacamentos ainda eram reflexo de uma promoção realizada pela marca em outubro, com altos descontos. Por isso, a partir da segunda metade do mês passado os dois produtos da marca foram perdendo embalo, e participação. Mas não o Creta.

Para o SUV, foram mantidos os descontos, e o resultado apareceu no ranking de vendas. O modelo conseguiu encerrar o mês de novembro na liderança do segmento de utilitários-esportivos, derrotando seus dois principais oponentes, T-Cross e Tracker.

Com isso, ele ganha fôlego na briga pela vice-liderança de vendas da categoria no final deste ano, tendo como oponente o Tracker. O primeiro lugar parece já estar definido a favor do T-Cross (leia mais sobre os SUVs abaixo).

Já no mercado geral, não houve surpresa. Depois que o HB20 perdeu embalo e a vantagem aberta no início do mês, o primeiro lugar ficou com a Strada, que somou 11.518 emplacamentos. O Hyundai não conseguiu, no fim das contas, nem a segunda posição, conquistada pelo Polo. O hatch registrou 10.197 unidades vendidas.

Ao HB20, restou a terceira posição, não muito distante em unidades do Polo, mas também seguido de perto pelo Onix, quarto colocado. O Creta, além de líder dos SUVs, foi o quinto carro mais vendido do Brasil em novembro (confira o top 10 abaixo).

Outros modelos que se deram bem no mês passado foram Pulse, Nivus e Rampage. Já o HR-V não teve nada a celebrar.

SUVs compactos

O Creta conseguiu a liderança dos SUVs, mas não com folga. Foram 6.989 emplacamentos. O T-Cross, segundo colocado em novembro, apareceu logo atrás, com 6.525 unidades vendidas. O modelo da Volkswagen é o líder no acumulado dos 11 primeiros meses do ano, com boa vantagem ante o Hyundai e o Tracker.

O Chevrolet, aliás, foi o terceiro mais vendido em novembro, com 5.899 exemplares. O Pulse apareceu em uma incomum quarta colocação (4.719), enquanto o quinto lugar ficou com outro modelo que também não é presença constante no top 5, o Nivus. O Volkswagen registrou 4.421 unidades emplacadas.

Continua após a publicidade

Se o Pulse e o Nivus se deram bem, alguém tinha de sair perdendo. E esse "alguém" é o HR-V. Em novembro, o Honda, que vinha se habituando a uma quinta posição, teve de se contentar com o oitavo lugar.

Isso porque o Renegade apareceu na sexta colocação, e o Kicks na sétima. A lista dos dez SUVs compactos mais vendidos traz ainda o Fastback, na nona posição, e o Duster, na décima.

Vale ressaltar que o Compass só apareceu atrás de Creta, T-Cross e Tracker. Porém, o Jeep não é SUV compacto. É médio. Por isso, sua briga é em outra categoria, com modelos como Corolla Cross e Taos.

Picapes

O segmento de SUVs é o maior do Brasil, com 25% de participação no mercado total, aproximadamente. O de picapes, no entanto, ganhou protagonismo em 2023. E não por causa da liderança da Strada, já que este não é o primeiro ano em que o modelo da Fiat ocupa o número 1.

A principal razão é a quantidade de lançamentos. O ano começou com a chegada da Montana. Depois, a F-150 abriu a agenda na categoria de grandes, que também contou com a Silverado, cujas vendas tiveram início há poucos dias.

Continua após a publicidade

Houve ainda o lançamento da inédita Rampage, o produto brasileiro da RAM. Outro modelo que causou impacto foi a nova geração da Ranger. Ambas foram apresentadas em meados do ano.

Entre todos os lançamentos, a Rampage é o produto que tem mais a comemorar. Em novembro, seu segundo mês cheio de vendas, ganhou mais uma posição (a da Ranger). Com isso, foi a quinta picape mais vendida no mês passado.

À frente dela aparecem Strada, primeira colocada, Toro, na vice-liderança, Hilux, em terceiro lugar, e Saveiro (que também teve atualizações em 2023), a quarta. A Ranger, no entanto, não tem do que reclamar.

Se perdeu a posição no ranking para a Rampage, ela manteve a segunda colocação em seu segmento, a de picapes médias feitas sobre chassi. Nessa categoria, a líder foi a Hilux, com 3.783 emplacamentos. Porém, o modelo da Ford, que registrou 2.141 unidades vendidas, abriu boa vantagem ante a S10.

O produto da Chevrolet, que antes da chegada da nova geração da Ranger ocupava uma tranquila vice-liderança, somou 1.373 emplacamentos em novembro. A Ford, porém, vai ter mais dificuldades no ano que vem.Em 2024, a S10 ganhará importantes atualizações. Outro modelo do segmento de picapes feitas sobre chassi também passará por renovação. Trata-se da Amarok, quarta mais vendida da categoria em novembro, com 932 emplacamentos. Os dados são da Jato Dynamics.

Os dez veículos mais vendidos em novembro de 2023

1º Fiat Strada - 11.518 unidades
2º Volkswagen Polo - 10.197
3º Hyundai HB20 - 10.057
4º Chevrolet Onix - 9.802
5º Hyundai Creta - 6.989
6º Volkswagen T-Cross - 6.525
7º Fiat Mobi - 6.367
8º Renault Kwid - 5.948
9º Chevrolet Tracker - 5.899
10º Jeep Compass - 5.751

Continua após a publicidade

FONTE: Jato Dynamics

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes