Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoCarros

T-Cross, Tracker ou Creta: qual acabará ano como líder dos SUVs compactos?

O ano de 2023 tem sido bem disputado no segmento de SUVs compactos. De janeiro para cá, quatro modelos diferentes já ocuparam a primeira posição em vendas na categoria: Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta e até HR-V. Mas qual dos quatro será o mais vendido no fim deste ano?

O HR-V está fora da briga. Apesar de ter sido o mais vendido em fevereiro, em desempenho que lembrou o de seus melhores tempos - os anos após o lançamento da primeira geração, em 2015 -, o modelo está muito atrás dos três primeiros colocados.

Aliás, o Honda HR-V não aparece nem mesmo na quarta posição no acumulado deste ano (veja mais abaixo). Na verdade, até o fim do outubro, a briga dava indícios do que ficaria entre T-Cross e Tracker.

Porém, o Creta voltou ao páreo e pode virar o jogo. No acumulado de novembro (1º a 19), o Hyundai aparece na primeira posição entre os SUVs compactos mais emplacados, deixando o Volkswagen e o Chevrolet para trás.

Até o fim de outubro, o Creta estava cerca de 3.700 unidades atrás do Tracker. Porém, com o resultado de novembro (até agora), já descontou essa desvantagem para 2.900, aproximadamente.

Abaixo, confira as possibilidades de T-Cross, Tracker e Creta.

Qual vai vencer

A missão não é impossível, mas parece bem complicada. Até outubro, a vantagem do T-Cross, líder, para o Tracker, segundo colocado, era de cerca de 4.150 exemplares. O Chevrolet vem conseguindo descontar um pouquinho neste mês de novembro, mas não muito. Agora, está 4 mil exemplares atrás.

Por isso, o primeiro lugar do T-Cross já é praticamente uma certeza. Se até o fim de novembro essa distância permanecer em 4 mil unidades, o Chevrolet teria apenas dezembro para descontar o atraso. E não houve nenhum mês em 2023 em que ele tenha conseguido tanta vantagem ante o Volkswagen.

Continua após a publicidade

O Tracker foi líder em agosto, setembro e outubro. O resultado, porém, não bastou para descontar a vantagem que o T-Cross abriu nos meses de maio, junho e julho, quando dominou a categoria de SUVs compactos.

Por isso, a briga que ainda resta é pelo segundo lugar, entre Tracker e Creta. O Chevrolet tem uma boa vantagem, e a missão do concorrente será difícil, mas não impossível. O Hyundai foi líder em fevereiro, março e tudo indica que fechará novembro na primeira colocação.

Porém, vale ressaltar que o resultado do Creta está, em novembro, refletindo os altos descontos concedidos ao modelo em outubro, que impulsionaram seus emplacamentos no mês corrente. Por isso, se quiser o segundo lugar, talvez a Hyundai tenha de lançar uma nova promoção para seu SUV compacto.

Os SUVs compactos mais vendidos até 20 de novembro

1º Volkswagen T-Cross - 60.681
2º Chevrolet Tracker - 56.680
3º Hyundai Creta - 53.713
4º Nissan Kicks - 43.935
5º Volkswagen Nivus - 43.923
6º Jeep Renegade - 42.381
7º Honda HR-V - 41.938
FONTE: FENABRAVE

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes