Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemCarros

Como HB20 disparou e deixou Strada comendo poeira nas vendas em novembro

Passada a primeira metade de novembro, um carro vem demonstrando grande protagonismo no ranking de vendas. E, desta vez, não é a Fiat Strada. Nem o Volkswagen Polo, nem Chevrolet Onix. De 1º a 10 de novembro, quem liderou a lista dos mais emplacados foi o Hyundai HB20.

Mas não uma liderança qualquer. Até o momento, o hatch somou 37,8% unidades vendidas a mais que a Strada, um feito e tanto diante da quase inabalável líder do mercado brasileiro (no caso, a picape da Fiat).

No período, foram vendidos 5.133 exemplares do HB20, ante os 3.726 da Strada. O volume obtido pelo Hyundai em 12 dias já equivale a 69,1% do total emplacado em outubro. A vantagem ante a picape é muito ampla, mas não uma garantia de liderança para o hatch.

Isso por que os emplacamentos nesse início de novembro ainda são resultado da campanha que a Hyundai fez em outubro para celebrar o aniversário de 11 anos de produção do carro no Brasil. Na ação, descontos ultrapassaram R$ 15 mil, foram válidos até o fim do mês passado e também atingiram Creta e HB20S (leia mais abaixo).

As unidades vendidas em outubro ainda estão sendo emplacadas em novembro. Porém, daqui em diante, com o decorrer do mês e retorno da tabela aos valores convencionais, a tendência é que o ritmo de emplacamentos do HB20 diminua.

HB20S e Creta

Os descontos oferecidos pela Hyundai também tiveram impacto nos emplacamentos de seus dois outros modelos produzidos em Piracicaba (SP), HB20S e Creta. Na parcial de 1º a 10 de novembro, o SUV é sexto colocado no ranking de vendas.

Expressiva mesma é sua participação na categoria de utilitários-esportivos compactos, que lidera. Com 2.197 emplacamentos, aparece à frente dos dois modelos que vêm monopolizando a briga pela primeiro lugar em 2023, T-Cross e Tracker.

O HB20S, por sua vez, é o sétimo carro mais vendido do Brasil. No segmento de sedãs compactos, ocupa o primeiro lugar, à frente do Onix Plus. O fato surpreende, já que o Chevrolet é o líder disparado no acumulado do ano, com três vezes mais emplacamentos que o Hyundai.

Continua após a publicidade

Outros resultados importantes

Também se destacaram no primeiro terço de novembro o Compass e a Rampage. O SUV vinha perdendo espaço nos últimos meses, mas ensaia uma boa recuperação, conforme resultados parciais entre os dias 1º e 10.

No período, foi o quarto veículo mais vendido do Brasil, à frente até mesmo do forte VW Polo. Além disso, o Jeep médio ocupa o primeiro lugar na categoria de SUVs, superando todos os compactos (até mesmo do Creta).

Em seu segundo mês completo de vendas, a Rampage deixou para trás Ranger e até a Montana. No segmento de picapes, aparece atrás de Strada, Toro, Saveiro e Hilux - primeira, segunda, terceira e quarta colocadas, nesta ordem.

Os resultados parciais foram obtidos por meio da Federeção Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes