Primeira Classe

Primeira Classe

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoCarros

Land Rover acabou? O que aconteceu com a tradicional marca inglesa

A Land Rover não existe mais? Não, a Land Rover não existe mais. Ao menos, não como marca. Mas, em uma análise mais profunda, nem como montadora. Talvez as pessoas estejam demorando a saber disso (e entender isso) por causa do processo de comunicação da empresa, que vem sendo lento e cauteloso nesse momento.

É que a nova JLR, nome da montadora agora formada por quatro marcas (nenhuma delas a Land Rover), vem fazendo a mudança gradualmente. Aos poucos, as redes sociais vão ganhando nova cara. Em breve, isso pode ocorrer também com os websites e até concessionárias.

Além disso, de acordo com a nova JLR (antiga Jaguar Land Rover), o nome não morreu. Ele vem sendo mantido em algumas partes dos carros, de maneira cada vez mais discreta. Abaixo, explicaremos todo o processo.

A nova JLR

Antes, existia uma montadora chamada Jaguar Land Rover, e duas marcas: Jaguar e Land Rover. Aqui, para facilitar o entendimento, daremos o exemplo da Stellantis. O grupo automotivo tem, no Brasil, Fiat, Jeep, RAM, Abarth, Peugeot e Citroën.

A Jaguar Land Rover mudou de nome. Agora, a montadora é JLR. A JLR é equivalente à Stellantis. Ou seja: o grupo automotivo e fabricante dos veículos. Essa renovada empresa passou a ter quatro marcas: Jaguar, Defender, Discovery e Range Rover (como Jeep, Fiat, RAM, etc).

No Brasil, a Defender tem três modelos: 90, 110 e 130. Então, Defender é marca, não mais produto. Os produtos são 90, 110 e 130. Não existe mais Land Rover Defender. Sabemos que aqui a repetição de palavras está abundante, o que não é legal em um texto. Mas, nesse caso, para melhor entendimento, é necessária.

A Discovery é formada pelos modelos Discovery e Sport. E a Range Rover, por Range Rover, Sport, Velar e Evoque. Ou seja: não existe mais Land Rover Range Rover Velar. Agora, é Range Rover (marca) e Velar (modelo).

E a Land Rover?

Como vimos acima, a Land Rover não existe mais como marca, e também saiu do nome da montadora, que agora é JLR. Mas, então, ela ainda existe? Esse nome vem sido mantido em inscrição e logo de alguns carros.

Continua após a publicidade

Mas também de maneira cada vez mais discreta. Exemplo é o Velar 2024. O modelo chegou sem o logotipo da Land Rover atrás. Agora, o traz apenas discretamente, na grade. O Land Rover sumiu também do volante do carro.

Assim, a Land Rover não existe nem como montadora, nem como marca. Talvez, dê para dizer que continua, mas como uma memória. Uma lembrança de que aqueles modelos, um dia, foram Land Rover. Mas não são mais.

Na prática

Ainda existe website Land Rover, mas a tendência é que em breve ele dê lugar ao das três novas marcas: Defender, Discovery e Range Rover. A mesma coisa ocorre no perfil do Instagram.

Mas, nessa rede, desde 7 de agosto só há publicações da Defender. Então, embora isso não tenha sido confirmado pela JLR, há possibilidade de que o @landrover no Instagram seja substituído pelo @defender.

Aliás, já há perfis @defender e @rangerover criados no Instagram, ambos com os novos logos das marcas, uma publicação apenas e sem selo azul de autenticidade por enquanto. A única imagem postada em cada um tem a mesma data, 19 de setembro, o que indica que o grupo está se preparando para promovê-los - e, obviamente, substituir o da Land Rover por algum deles.

Continua após a publicidade

Mais complicado é o @discovery, mesmo com a interferência da empresa controladora do Instagram. Esse arroba não apenas já existe, como pertence ao canal de TV Discovery Channel, com 19 milhões de seguidores.

Já no Tik Tok, a Land Rover tem perfil, mas sem publicações. Por ora, a JLR está investindo, nessa rede, em um já criado para uma de suas novas marcas: o @rangerover. Foi a chegada do Velar 2024, aliás, que marcou a inauguração desse perfil.

Também deverá haver mudanças nas concessionárias. Mas, como a JLR está fazendo esse processo lentamente, ainda não há previsão divulgada de data para isso ocorrer. E, enquanto todo o processo não for concluído, é possível que ainda fiquem umas dúvidas sobre algo que é bem simples: na prática, a Land Rover não existe mais.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes