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Fastback Abarth é lançado como 'esportivo acessível'; veja preço e detalhes

Sabe AMG, da Mercedes, M, da BMW, e Audi Sport? A Fiat também tem sua divisão de preparação, que passou a oferecer carros brasileiros no ano passado. Agora, a Abarth lança seu segundo produto nacional, o Fastback, que acaba de chegar às concessionárias.

Mas, diferentemente do primeiro Fiat preparado brasileiro, o Pulse, o Fastback Abarth tem um motor que já estava disponível na linha. O 1.3 turbo, que no SUV menor é usado somente na versão da preparadora, no maior também está na Limited. Isso significa que a novidade é apenas um modelo com esportivado, daqueles com apelo visual esportivo?

Que nada! Não existe Abarth sem preparação de verdade, e o Fastback não foge à regra. Com mudanças na suspensão, direção, mapeamento do motor e redução de peso, a novidade é cinco décimos de segundo mais rápida que a versão Limited.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

E o preço dessa brincadeira? R$ 159.990, menos que os R$ 162 mil pedidos até agora pelo Fastback Limited. Mas, devido à chegada do Abarth, a tabela da versão 1.3 turbo sem preparação acaba de ser reposicionada para R$ 154.490.

Os demais produtos da gama continuam com os mesmos valores de antes. O preço do Fastback Abarth chama a atenção por ocupar faixa semelhante à de versões intermediárias de muitos SUVs compactos, e ser mais baixo que os topo de linha desses modelos.

As principais mudanças

As rodas do Fastback Abarth, de 18 polegadas, têm novo desenho, mas as mudanças são mais profundas do que isso. Elas estão mais largas e tem pneus 7% mais aderentes. Além disso, ficaram total de 5 kg mais leves.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL
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A relação peso-potência do Fastback Abarth é de 7 kg/cv. No sistema de suspensão, as novas molas estão 7% mais rígidas na dianteira e 6% na traseira. Os amortecedores ficaram mais estáveis - na proporção de 12% e 21%, respectivamente. O SUV está 5 mm mais baixo - com 21,5 cm de vão livre do solo.

A direção tem uma nova relação, de 14,5, e está 4% mais direta, segundo a Abarth. Outro destaque é o spoiler traseiro (que a preparadora chama de aerofólio). Além de estética, tem também função aerodinâmica, e ajudou na redução do coeficiente de arrasto em 1,4%.

O Fastback Abarth traz sistema de vetorização do torque, ativado por meio do botão Poison no volante - que substitui o Sport do Limited. Essa função também altera as respostas da direção (fica mais pesada), as mudanças de marcha e o grafismo do quadro de instrumentos (que ganha contornos e fundo na cor vermelha).

O sistema de vetorização atua nas rodas durante as curvas, distribuindo torque entre elas de modo a deixar o Fastback Abarth mais estável. Todas essas mudanças garantiram muita diversão na pista, onde o modelo foi avaliado, com 8% de redução na rolagem da carroceria.

Visual

O Fastback Abarth também se diferencia visualmente do Limited. Os logos da Fiat foram substituídos pelo escorpião da Abarth, visto em vários locais do carro - como laterais, bancos e painéis. É ele que está na grade frontal escurecida. Sobre esse componente, há um detalhe de plástico que imita fibra de carbono. Os faróis são full-LEDs.

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As rodas têm desenho preto e moldura vermelha. Esta, aliás, é a cor mais usada na versão Abarth. Atrás, os destaques são spoiler, saídas de escape duplas e defletor no para-choque. O teto é preto.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

Chama a atenção o painel com tecido que imita fibra de carbono e contornos na cor vermelha. No quadro de instrumentos parcialmente digital com tela de 7", a diferença é o grafismo exclusivo do modo Poison.

A central multimídia com tela suspensa de 10" é igual à dos demais Fastback - e também à do Compass (Jeep e Fiat fazem parte do mesmo grupo automotivo, a Stellantis). Destaque para a excelente resolução e qualidade da imagem da câmera de ré.

O Fastback Abarth traz sensor de estacionamento, quatro entradas USB (duas do tipo A e duas do tipo C) e carregador de celular por indução. Outros destaques da lista de equipamentos são o leitor de faixas com função de correção, os faróis antiofuscamento e a frenagem autônoma de emergência.

Desempenho

Lembra dos AMG, M e Audi Sport do início do texto? É claro que o Fastback Abarth não oferece a firmeza e a sofisticação ao volante dos modelos das marcas premium, mas traz uma alta dose de diversão ao alcance de (bem) mais pessoas. Com o modo Poison acionado, a vetorização do torque e a direção mais pesada agem para deixar o piloto mais corajoso nas curvas.

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Em poucas voltas, quem está ao volante vai ganhando confiança e até se esquece daquele tradicional ajuste confortável dos modelos da Fiat. O Fastback Abarth tem firmeza suficiente para garantir diversão na pista.

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Imagem: Rafaela Borges/UOL

O motor 1.3 turbo mantém os 185 cv e os 27,5 kgfm de torque. Ainda assim, o Fastback Abarth acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, ante os 8,1 segundos do Limited. A velocidade final aumentou de 210 km/h para 220 km/h. O câmbio é automático de seis velocidades.

Apesar das mudanças na suspensão, o Fastback Abarth mantém o eixo de torção atrás. Os freios, a discos ventilados na frente e a tambor atrás, são os mesmos do Limited. Houve apenas mudança no modo de ação dos sistemas de apoio à estabilidade aplicados no componente, para dar mais esportividade à condução.

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Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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