Topo

Pedala

Se não puder trabalhar de casa, use a bike para ajudar conter o coronavírus

Ciclista na Itália pedala diante da mensagem "Coronavírus, vamos pará-lo juntos" - FLAVIO LO SCALZO
Ciclista na Itália pedala diante da mensagem "Coronavírus, vamos pará-lo juntos" Imagem: FLAVIO LO SCALZO

16/03/2020 18h46

O coronavírus avança no mundo e no Brasil. Por aqui, mesmo com 234 casos confirmados pelo Ministério da Saúde, a movimentação nas ruas segue inalterada. Em São Paulo, onde está a maior parte dos casos, o transporte coletivo teve um dia comum nesta segunda-feira (16), com vagões cheios no metrô e ônibus com alta ocupação nos horários de movimento mais intenso.

Já nesta segunda-feira, algumas empresas liberaram o home-office. A medida, no entanto, ainda não é abrangente. Há muita gente com o desafio de utilizar transporte público para ir trabalhar. As aglomerações, vale lembrar, não é recomendada pelo Ministério da Saúde.

Se você é uma dessas pessoas, sugiro que busque alternativas de transporte menos arriscadas. A bicicleta é a melhor delas. Ao ar livre, sozinho, você se protegerá e também fará o mesmo com as outras pessoas.

Diante da situação em que o mundo está, não basta proteger somente a si mesmo. Precisamos pensar de coletivamente, nas pessoas mais vulneráveis. Por isso, fique em casa. Se não for possível, vá de bike.

Você ajudará o planeta de muitas formas.