PUBLICIDADE
Topo

Paula Gama

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

5 facilidades que o aplicativo do seu carro traz para o dia a dia

Conteúdo exclusivo para assinantes
Paula Gama

Jornalista especializada no mercado automotivo desde 2014, Paula Gama tem 28 anos e avalia diversos modelos no Brasil e no exterior. Nesta coluna, você terá opiniões sinceras sobre os lançamentos, cultura automotiva, tendências e análises de comportamento do consumidor.

Colunista do UOL

06/08/2021 04h00

Há poucos anos, quando as montadoras começaram a lançar os aplicativos de celular que permitiam dar alguns comandos ao carro à distância, como ligar o motor, a tecnologia chamava atenção pela novidade, mas confesso que eu achava um pouco distante da rotina do consumidor.

Engano meu: os compradores de carros novos estão cada vez mais conectados, prova disso é que 80% dos compradores de modelos da Chevrolet que possuem a tecnologia fazem uso dela constantemente. Mas, afinal, o que os apps trazem de tão interessante?!

São duas grandes vantagens: acionar o carro à distância e ter todas as informações técnicas importantes do veículo sempre à mão. Depois de testar os apps de diversas montadoras, separei as funções que mais facilitam o dia a dia.

Além de ligar o motor, é possível destravar as portas, abrir e fechar os vidros e acionar a buzina pelo celular - Foto: Chevrolet | Divulgação - Foto: Chevrolet | Divulgação
Motorista checando o aplicativo OnStar da Chevrolet no celular com novo Onix vermelho desfocado ao fundo
Imagem: Foto: Chevrolet | Divulgação

1- Ligar o motor/ ar-condicionado sem a chave

A primeira grande facilidade é poder controlar o carro sem estar perto dele. Essa facilidade já me "salvou" diversas vezes. Além de conseguir deixar o veículo climatizado para quando eu for usá-lo, é uma mão na roda no quesito segurança. Quando estou saindo de um local a noite, ligo o motor e destravo as portas enquanto me aproximo, agilizando a partida.

Também facilita quando preciso pegar algo dentro do carro e estou sem a chave. Quem nunca passou por isso, não é mesmo?

2- Não lembra onde estacionou o carro?! Sem problemas!

Uma grande comodidade é ter a localização do seu carro na palma da mão. Você nunca mais vai passar por aquela situação chata de esquecer onde estacionou, ou mesmo de se perder em uma cidade que não conhece.

Ter a localização do veículo sempre à mão também deixa o proprietário resguardado em caso de roubo - Divulgação/Ford - Divulgação/Ford
Ter a localização do veículo sempre à mão também deixa o proprietário resguardado em caso de roubo
Imagem: Divulgação/Ford

3- Seu filho foi mesmo ao local combinado? Descubra!

Os pais de jovens recém-habilitados podem ficar mais tranquilos! Tendo a localização do carro à mão, fica fácil saber se seu filho foi mesmo para a faculdade ou está em um barzinho. O recurso também vale para quando você deixa o carro no lava-jato ou com um manobrista.

4- Check up sem sair do sofá

Sabe aquela conferência habitual que fazemos antes de uma viagem? Como está a pressão dos pneus, se é preciso trocar o óleo, autonomia do combustível? tudo isso pode ser conferido via aplicativo. Uma baita economia de tempo!

O BMW Connected avisa até mesmo sobre as convocações para recall - BMW/Divulgação - BMW/Divulgação
BMW Connected App
Imagem: BMW/Divulgação

5- Quando será a próxima revisão?

Além de mostrar a quilometragem total do veículo, os aplicativos mostram quando será necessário realizar a próxima revisão, alguns informam o último serviço feito e até permitem que o proprietário marque o procedimento na concessionária mais próxima.

Montadoras que oferecem a tecnologia

A Chevrolet foi a pioneira ao inserir o aplicativo "My Chevrolet" no segmento dos carros de entrada, como Onix. Mas a Fiat e a Hyundai acompanharam a rival e lançaram, recentemente, os seus apps UConnect e Bluelink, respectivamente.

A Ford, que já não fabrica carros "populares", também está conectada com o Ford Pass. Entre as montadoras de luxo, as que possuem sistemas mais avançados são a BMW, com o BMW Connected, e a Volvo, com o Volvo On Call.

Para instalar, basta baixar na loja de aplicativo e inserir o código referente ao seu veículo que a montadora fornece.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL