Jorge Moraes

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Toyota adia mudança e mantém escape polêmico no novo Corolla Cross

A Toyota lançará o Corolla Cross 2025 nos próximos dias, na segunda metade de abril, com o mesmo visual do modelo vendido na Tailândia. A coluna apurou que o escapamento polêmico, conhecido como "marmita", está mantido na nova linha. Em compensação, outro alvo de reclamações foi modificado: o freio de estacionamento, que passa a ser eletrônico - o atual é no pedal.

O escape polêmico, que passou a ser pintado de preto para amenizar o visual, só deve ser alterado em uma mudança de geração. Desta vez, foi feita apenas uma mudança no para-choque.

Outras mudanças já foram tratadas aqui na coluna, como o porta-malas com abertura elétrica na versão XRX e o visual digital do painel.

O fabricante manteve a proposta mecânica dos motores a combustão e híbrido. Quanto ao preço, a espera é pela manutenção dos atuais valores longe da bonificação de vendas no varejo. De R$ 170 mil a R$ 215 mil. XRE, XRV, XRX, o topo da gama com teto solar e agora porta-malas elétrico.

Design

As mudanças no visual serão sutis por fora e por dentro (com mais entretenimento), mas significativas - tornando o produto bem elegante. O Corolla Cross é o mais produzido (mais exportado) na linha compartilhada com o primo sedã, que está longe de ter a performance em vendas do passado.

O Cross, com altura livre do solo de 16,1 cm, manterá o corpo de 4,46 m de tamanho, entreeixos de 2,64 m e capacidade do bagageiro na casa dos 440 litros. Terá tração dianteira, com versões híbridas e a combustão 2.0 litros, flex de 177 cavalos de potência e caixa de 10 velocidades.

Segundo o Inmetro, bebendo gasolina, percorre 11,7 km/l na cidade e 13 km/l na estrada. No etanol, são 8,2 km/l e 9,0 km/l respectivamente.

O híbrido leva vantagem no aspecto consumo e faz, segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro, médias de 11,8 km/l (cidade) e 9,7 km/l (estrada) com etanol. Com gasolina são 17,8 km/l e 14,7 km/l.

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Sem calibragem

A Toyota não fará a calibragem de potência e eficiência do conjunto híbrido, esperada desde o sedã 2025. Lembrando aqui dos atuais 122 cv para os prometidos 140 cv. Fica tudo como está. Recordo que o automóvel continuará HEV, ou seja, não dependerá da tomada para carregar "o modo elétrico".

RAV-4 e Yaris Cross

No movimentado ano da marca japonesa, coloque na agenda o seguinte: a chegada da van Hiace, produzida na Argentina, do tipo turismo e furgão, com motor 2.8 diesel da SW4 e Hilux, para o começo do segundo semestre.

O novo RAV 4 plug-in está chegando por esses dias, com preço na casa dos R$ 400 mil. E o Yaris Cross híbrido será lançado no último trimestre do ano.

O novato Hiace

No país vizinho, o utilitário Hiace já circula com sucesso, oferecendo seus predicados de utilidade. Seus concorrentes diretos serão Ducato, Daily, Master, Transit e Sprinter.

Reportagem

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