Jorge Moraes

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Bateria, pneu e para-brisa: clientes da BYD relatam caos para trocar peças

A BYD chegou ao Brasil e já tem o carro elétrico mais vendido do país em seu portfólio. A estratégia de preços agressivos deu certo e as vendas alavancaram. Mas, depois de vender, é preciso de um pós-venda que satisfaça as necessidades do cliente.

Contudo, parece que a fabricante está dificultando a vida de alguns consumidores. No site Reclame Aqui há várias queixas a respeito da falta de componentes básicos, como para-brisa e pneus. Mas há também problemas que envolvem a bateria.

"Bateram no meu Dolphin Plus e estragaram o para-choques traseiro dele. Fiz o pedido da peça na concessionária em 14 de dezembro e até hoje, 28 de fevereiro, não tenho nenhuma resposta da fábrica sobre a chegada desta peça", disse um usuário no site Reclame Aqui.

O descontentamento dos clientes continua. Um outro proprietário de BYD Dolphin Plus informou que caiu em um buraco e apareceu uma bolha no pneu. Com apenas uma semana de uso e pouco mais de 1.000 km rodados, informou que nunca há atendentes disponíveis para falar.

"O pneu original, Ling Long Comfort Master 205/50 R17 93W, para a minha surpresa não vende em lugar nenhum, em nenhum site ou loja. Com isso, fui até a concessionária BYD para realizar a compra e a troca do pneu danificado, e mais uma vez fui surpreendido de saber que eles não tem esse pneu em estoque em lugar nenhum, e não sabem se um dia ele vai chegar", escreveu o cliente.

Em um site de comércio eletrônico, encontramos um par dos pneus vendidos pela quantia de R$ 1.099. Com base na referência do cliente, é o mesmo original que calça as rodas do BYD Dolphin Plus.

O problema também atinge outros modelos, como o Song Plus. Uma pessoa do Catalão (GO) informou que não encontra para-brisa para o carro. O veículo da cliente foi atingido por uma pedra ao transitar pela rodovia.

"A peça não existe em lugar nenhum do país. A seguradora não consegue achar, nas concessionárias não existe, não achamos em lojas especializadas", contou.

No site do Reclame Aqui é informado que o prazo médio para resposta da BYD do Brasil é de 12 dias e 22 horas.

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"Foi verificado um defeito em umas das células da [bateria] Blade. Nesse caso a engenharia da BYD é acionada para orientar sobre o problema relatado. Sem previsão para devolução do carro e não disponibilizaram carro reserva, alegando que só teria direito se tivesse solicitado guincho", disse uma pessoa a respeito de um BYD Seal.

A reportagem entrou em contato com a BYD para saber sobre a resolução dos problemas relacionados ao pós-venda.

"A BYD trabalha constantemente para oferecer o melhor serviço de pós-venda do mercado. Contamos com uma estrutura dedicada para peças de reposição desde 2021, início das operações no Brasil. Diariamente nosso time de Pós-Vendas no Brasil analisa todos os pedidos de peças e os prazos de entrega", disse a marca através de comunicado.

"O Centro de Distribuição BYD, localizado em Cariacica/ES, possui estoque e área suficiente para armazenagem de peças de todos os modelos comercializados atualmente. Estamos trabalhando de forma incessante para acelerar a entrega das peças e minimizar o tempo de espera dos nossos clientes pelo reparo dos veículos", completou a montadora por meio de nota enviada à reportagem.

Ligamos para diversos concessionários da BYD para saber sobre algumas peças de reposição, mas nenhuma delas informou se havia o componente sem que fosse informada a numeração do chassi. Vale salientar que o contato com algumas lojas do Brasil não foi possível, o que dificultaria a vida do proprietário.

Em um evento recente, o diretor de Vendas da BYD do Brasil, Henrique Antunes, falou aos jornalistas sobre as reclamações dos clientes.

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"Somos uma marca jovem, com uma rede jovem e processos recentes. Tivemos alguns atrasos, mas fizemos tratativas individuais com cada cliente. Em alguns casos, eu mesmo liguei para entender a questão do cliente" justificou.

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*Colaborou Rodrigo Barros

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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