Hyundai x Caoa: quais são os novos carros que podem surgir no Brasil
A Hyundai e a Caoa renovaram a parceria colocando um ponto final no processo que não viabilizava a venda dos novos modelos importados no Brasil. Após uma atualização nos negócios, a Hyundai Motor Brasil (HMB) será responsável pela coordenação desde a importação até a distribuição final de todo o portfólio de veículos da marca.
Com essa novidade no segmento automotivo, a rede de concessionárias Hyundai será unificada, oferecendo veículos importados e produzidos localmente. A Caoa, no entanto, será remunerada pela disponibilização da sua capacidade de produção em Anápolis e também por unidade produzida. Desta forma, ainda estará, em parte, envolvida nos negócios.
O novo modelo compreende a produção de veículos da marca em Piracicaba (SP) pela Hyundai, a produção em Anápolis (GO) pela Caoa montadora e a importação dos modelos globais, a ser conduzida pela marca sul-coreana com participação do grupo de Carlos Alberto Filho nos resultados financeiros. Já a respeito do fornecimento de peças de reposição, ele também será controlado pela Hyundai.
Com relação ao número de vendas, na soma entre automóveis e comerciais leves, a Hyundai encerrou o ano de 2023 com 9% de market share e ficou na 4ª posição entre as fabricantes.
O HB20 foi o carro-chefe da empresa no Brasil, com quase 90 mil emplacamentos. Foi o terceiro hatch mais emplacado. O Creta também conseguiu bons números: mais de 65 mil registros ao longo de 2023. Com exceção de HB20, HB20 sedã e Creta, nenhum outro modelo aparece no ranking dos 50 modelos mais vendidos do ano.
Nova Hyundai
Na semana passada, em encontro com o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o chefe mundial da Hyundai, Euisun Chung, confirmou investimento de US$ 1,1 bilhão (cerca de R$ 5.5 bilhões) nas operações no país até 2032.
Com isso, podemos esperar alguns modelos para o Brasil, como por exemplo a desejada picape Santa Cruz. A caminhonete tem motor 2.5 de 194 cv e 25 kgfm de torque. Há também uma versão turbo com 285 cv. A transmissão é automática de oito velocidades e a configuração turbo adiciona uma caixa de dupla embreagem com oito marchas. Também existe uma variação híbrida.
Outro modelo que podemos ver por aqui é o novo Tucson - não este atual, mas a versão vendida lá fora, que conta com visual moderno. Além deste, Hyundai Kona EV e Hybrid também podem chegar sem a demora anterior. A Caoa trouxe para o Brasil a geração antiga, enquanto que a Europa tem um Kona com visual futurista.
Além destes, podemos ver pelo Brasil o polêmico novo Santa Fé. A receita de um visual disrruptivo deu certo para o Creta, que recebeu várias críticas após seu lançamento por aqui e ainda assim conseguiu bons números de vendas.
Com isso, a Hyundai passará a ter uma nova cara no Brasil, com possibilidade de ter um showroom mais elegante, para receber os importados. Resta saber se ela conseguirá os bons preços praticados anteriormente pela Caoa. O caminho agora está livre para a montadora sul-coreana que ainda pode pensar em atuar com o Elantra ou o Sonata, se houver decisão para olhar para os sedãs.
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*Colaborou Rodrigo Barros
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