Jorge Moraes

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Ford Ranger ganha versão esportiva no Brasil; veja preço e impressões

A Ranger Raptor é sinônimo direto de esportividade, de arte estampada na carroceria. É a picape que declara paixão fulminante à primeira vista e convence você disso. São 397 cv de potência do biturbo V6 mais tecnologia de voo em alta velocidade. Tudo isso, claro, tem um preço alto: R$ 448.600.

Se a pedida nos Estados Unidos é cerca de U$ 65 mil, no Brasil, somando todos os insumos mais a "parte" do governo, o preço chega perto de meio milhão.

A engenharia trata o elemento 'picape esportiva' como referência, antes mesmo da questão mecânica. Pára-choques diferentes e conjunto ótico matrix direcional praticamente integrado com a grade frontal.

As impressões ao volante no Brasil ficarão para primeira semana de dezembro, no campo de provas de Tatuí, interior do estado. E a meta será: buscar a máxima diversão no off-road.

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Imagem: Jorge Moraes/UOL

A Ranger Raptor tem design exclusivo e dado de desempenho atrevido. Com motor 3.0 V6 de 397 cv e 583 Nm de torque, a picape acelera no 0-100 km/h em 5,8 segundos, segundo a ficha técnica.

Desenvolvida pela Ford Performance, divisão de esportivos de alto desempenho da marca, a Raptor foi inspirada nos modelos de competição do deserto. Ao mesmo tempo, entrega boa eficiência energética com consumo que precisamos provar de 8,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. O tanque de combustível tem capacidade para 82 litros e justifica uma boa autonomia.

Além do estilo, do grafismo estampado na lateral da caçamba e da grade com conjunto ótico de babar, as duas ponteiras de escapamento na traseira revelam a aposta do fabricante em focar no elemento esporte, sendo que as lanternas também contribuem para isso.

A cor interna destaca frisos e logotipos no laranja vibrante, totalmente desenhado para inspirar a vontade do time da Ford Performance. Volante e bancos (com 10 níveis de ajuste) exibem a assinatura Raptor. Na carroceria, opções de cinco cores: Laranja, Azul Belize, Preto Astúrias, Branco Nevasca e Cinza Diamantina.

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Imagem: Jorge Moraes/UOL

Engenharia

Carro conta com ganho de curso da suspensão que permite saltos em ritmo frenético na pista off-road. Até o pneu de estepe teve sua base de suporte reforçada na picape, que tem 272 mm de vão livre.

Por baixo, a nova suspensão ativa age de forma dinâmica e faz 500 leituras por segundo através dos sensores que traduzem a regulagem do esforço dos amortecedores. Eles são monitorados individualmente como peças de competição, de acordo com Gilmar de Paula, engenheiro chefe da plataforma Ranger para América do Sul. As rodas e pneus especiais no aro 17 e perfil 70 consagram o veículo na rodagem extrema.

Na água, a sua capacidade de imersão de 850 mm é a maior da categoria. Desenvolvida desde o início como um projeto de engenharia independente, já nasceu para provocar exclusividade.

A picape é equipada com transmissão automática de dez velocidades e calibração exclusiva, paddle shift mais modo manual e sete ajustes de condução: normal, escorregadio, lama/terra, areia, esportivo, rock crawl (escalada) - que abusa do ângulo de saída de 27º - e o modo Baja. O ADAs é completo e assume a função de auxílio e assistência para o condutor.

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O utilitário que pesa 2.400 kg (3.200 kg com carga) tem piloto automático off-road abaixo dos 32 Km/h e liga o esquema ao modo escalada. O escape também foi sonorizado em quatro tipos de ruídos.

Na cabine, bancos nota 10 de conforto com a assinatura da marca estampada. Painel digital de 12,4", navegador nativo na central, iluminação 360°, multimídia SYNC 4 com tela vertical de 12,4" e som da B&O.

Ligeiramente maior que a Ranger clássica e suas versões comportadas, a Raptor tem mais 10 mm no comprimento (5.360 mm), 193 mm na largura (2.208 mm), 40 mm na altura (1.926 mm) e 90 mm na bitola (1.710 mm), com a mesma distância entre-eixos de 3.270 mm.

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