Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
500 elétrico é tão divertido que você esquece que é um carro minimalista
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Andei de novo e quer saber? As segundas impressões conectam você ao novo presente. O 500e funciona como uma ponte entre a vontade de se divertir e de ter um veículo na garagem. Carro que não polui, é compacto e movido pelo estilo único e moderno. O motorista a bordo é cool. Descolado.
Assim que entrei e apertei o cinto voltei no tempo. Antes de dirigir, fui buscar memórias de Turim, sede da Fiat, na Itália, e parte desse 500e, que se conecta à história e permite isso com elementos que lembram os primeiros de 1957.
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Pode crer: o novo chegou ao Brasil com motorização 100% elétrica para dar uma mexida no segmento que ainda pedala na eletrificação. A turma dos elétricos ainda prefere os SUVs e esportivos bem mais caros.
O importado é ofertado em uma única versão que custa atualmente R$ 248 mil. Subiu quase R$ 20 mil desde o lançamento. O Cooper S, seu principal adversário, custa entre R$ 15 mil e R$ 20 mil a mais.
A terceira geração, movida à energia limpa, foi desenvolvida sobre a plataforma Mini EV e ficou maior, mais conectada e com equipamentos inéditos para o segmento. O modelo também recebeu atualizações no design, com um novo estilo. Mas o melhor dele é dirigir, acelerar e curtir os 21 quilos de torque. Pouco? Não. Achei suficiente para a proposta urbana.
O 500 elétrico chega na versão Icon (ficou devendo por aqui a de três portas La Prima). No mercado, serão dez concessionárias de nove cidades a comercializar o automóvel: Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Campinas (SP), São Paulo (SP) com duas lojas, Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e no Recife (PE).
No design, o compacto recebeu um novo logotipo, que aparece no centro do emblema frontal pela primeira vez. O atual logo na parte traseira continua, embora transformado na configuração elétrica com borda em azul claro e cor que transforma o zero no final na letra "e". Charmoso.
O conjunto óptico característico com faróis e milhas redondos agora são em Full LED, destacando-se pelo DRL no capô, faróis com efeito Espelho Infinito e luzes de direção no para-choque.
O novo 500 cresceu suas dimensões em 61 mm no comprimento, 22 mm entre os eixos, 57 mm na largura e 29 mm na altura. As rodas são de liga leve com 16 polegadas e acabamento escuro.
A cabine foi reformulada e está uma graça para atender a qualquer público ou melhor, gênero, e conta com um sistema de infoentretenimento com uma tela sensível ao toque de 10,25? no formato wide, combinado com um cluster digital TFT de 7?. O console central oferece armazenamento de 5,7 litros, um porta-copos atrás e um adicional retrátil na frente. Sobra espaço.
Modo de condução e range
O compacto possui três modos de condução: Normal, Range e Sherpa, que podem ser selecionados no console central, combinando com o seu estilo de condução.
De acordo com a montadora, o 500 elétrico apresenta uma autonomia média de 320 quilômetros, podendo chegar a 460 km você praticamente desligando tudo do veículo. Comparado a um motor a combustão, essa autonomia equivaleria a um consumo médio acima de 62 km/l de combustível. Explica a ficha técnica.
O motor elétrico entrega 87 kW, o que equivale a 118 cavalos de potência a 4.200 rpm e o torque atinge surpreendentes 220 Nm. Isso faz com que o Fiat 500 elétrico precise de 9 segundos para atingir os 100 km/h, e com uma retomada de 60km/h a 100 km/h em 4,8 segundos.
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