Topo

Infomoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Zontes no Brasil: conheça a nova marca de motos chinesa que chega em 2023

Custom 310V, primeira moto da Zontes que deve chegar ao País, tem motor de um cilindro, 312 cm³ e 35 cv de potência - Divulgação
Custom 310V, primeira moto da Zontes que deve chegar ao País, tem motor de um cilindro, 312 cm³ e 35 cv de potência Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

03/12/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A chinesa Zontes chega ao Brasil em 2023. A nova marca de motos pertence à Tayo Motorcycle Technology, empresa fundada em 2003 e com sede em Guangdong, na China. Presente em diversos países europeus e sul-americanos, a Zontes produz modelos de 125 cc a 350 cc, mas deve focar seus esforços no segmento de motos médias no País.

Anunciada por meio de um post no Instagram oficial da marca no Brasil, nesta semana, a chegada da Zontes confirma os rumores que circulavam há algum tempo nas redes sociais. A publicação mostra a foto de um contêiner com o logo da marca e a legenda: "Estamos chegando! BR".

Também se vê a inscrição "JTZ Motors - Manaus AM" no canto inferior do contêiner. Confirmando, assim, que a Zontes será representada pela JTZ Motos, que já monta e comercializa as marcas Suzuki, Haojue e Kymco no mercado nacional.

A empresa, aliás, já havia dado pistas que traria uma nova marca de motos para o Brasil. Durante uma live de lançamento da Haojue, em setembro passado, o gerente comercial da JTZ Motors, Ricardo Kato, afirmou que "no início de 2023, teremos também uma nova marca de motocicletas premium de 310 cilindradas".

Motos de 310 cc da Zontes devem chegar primeiro

Embora a JTZ Motors não tenha divulgado detalhes da operação da Zontes no Brasil, sabe-se que ela chegará no início de 2023. Tudo indica que deverá seguir o mesmo modelo que a empresa faz com as motocicletas da Suzuki, Haojue e Kymco. As motos da marca chinesa deverão ser produzidas em Manaus (AM), pelo sistema CKD, ou seja, serão apenas montadas no País.

A fala do gerente comercial da JTZ indica ainda que as primeiras motos da Zontes a chegar ao Brasil serão os modelos de 310 cilindradas. Na ocasião, Kato também exibiu a silhueta do modelo 310V, custom da Zontes que tem design inspirado na Ducati Diavel.

Zontes 310V - Divulgação - Divulgação
Zontes 310V tem design "inspirado" na Ducati Diavel
Imagem: Divulgação

A Zontes 310V usa motor de um cilindro, 312 cm³, com arrefecimento líquido. Alimentado por injeção eletrônica, o monocilíndrico produz 35 cv de potência máxima a 9.500 rpm, e cerca de 3 m.kgf de torque a 7.500 giros. O câmbio tem seis marchas. A capacidade cúbica e o desempenho são bastante semelhantes aos motores de 310 cc da BMW, que equipa a G 310R e a G 310GS.

Além da 310V, a Zontes tem outros quatro modelos nessa faixa de cilindrada. Uma scooter, uma moto naked, uma trail e uma espécie de aventureira esportiva, com carenagem frontal. Entretanto, a JTZ Motors não revelou os modelos de motos da Zontes que serão comercializadas no Brasil.

Como a maioria das marcas chinesas, a Zontes aposta em motos bem equipadas, com faróis de LED, freios ABS e outras características, para brigar com marcas mais famosas. Tudo isso por um preço menor do que a concorrência.

Motos Zontes de 310 cc - Divulgação - Divulgação
Além da custom, linha de 310 cc da Zontes tem moto trail (acima), naked, scooter e uma esportiva
Imagem: Divulgação

Ainda não se sabe qual a estratégia comercial que a JTZ Motors adotará para a marca Zontes no País. Contudo, sabe-se que as motos serão montadas na capital amazonense, onde a JTZ já tem uma planta produtiva.

A produção local requer investimento, mas, por outro lado, traz benefícios como a isenções de impostos do Polo Industrial de Manaus. Com isso, espera-se que as motos da chinesa Zontes tenham preço competitivo e mais atraente do que outros modelos do segmento médio.