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Honda revela motor da nova Hornet antes do lançamento; veja a potência

Depois de mostrar os esboços visual da naked, que será relançada, Honda revela agora o motor da Hornet; conheça  - Divulgação
Depois de mostrar os esboços visual da naked, que será relançada, Honda revela agora o motor da Hornet; conheça Imagem: Divulgação

Colunista do UOL

09/09/2022 11h01

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Depois de mostrar imagens de como será o design da nova Hornet, em junho passado, a Honda revelou hoje (9/09) o motor da futura geração da famosa naked. Um dos modelos de maior sucesso da marca japonesa, a Hornet será relançada no próximo EICMA, o Salão de Motor de Milão, que acontece em novembro, na Itália.

motor da nova Honda Hornet - Divulgação/Honda - Divulgação/Honda
Nova Hornet terá motor de dois cilindros, 755 cm³, com 91,7 cv de potência máxima
Imagem: Divulgação/Honda

Completamente novo, o motor da nova Hornet terá dois cilindros, oito válvulas, e 755 cm³ de capacidade. A última geração da naked, que saiu de linha em 2014, tinha um motor de quatro cilindros em linha e 599 cm³.

De acordo com a Honda, o novo bicilíndrico vai produzir 91,7 cv de potência máxima a 9.500 rpm. O torque máximo será de 7,65 kgf.m a 7.250 giros. Seu desempenho, portanto, é inferior ao do motor tetracilíndrico da antiga Hornet, que oferecia 102 cv de potência.

Compacto e leve, o motor oferece bom desempenho em altos giros a alta rotação, mas bom torque em média rotação, com boas retomadas e acelerações, segundo a Honda. Por outro lado, seu ronco distinto vem da combinação da ordem de ignição desigual do virabrequim de 270° e do novo sistema de escape.

De acordo com o líder do projeto da nova Hornet, Fuyuki Hosokawa, que também liderou o desenvolvimento da mais recente CBR 1000RR-R Fireblade, o objetivo foi manter o bom desempenho e toda a potência à rotação máxima da Hornet clássica e, ao mesmo tempo, o motor não poderia deixar de ter também uma sensação de torque e "ronco" fortes nas baixas e médias rotações.

"Para conseguirmos isto, sabíamos que teríamos de desenvolver um novo motor bicilíndrico de curso curto, com virabrequim a 270°. Isso não só nos daria um trabalhar estonteante a alta rotação, mas também o binário desportivo a baixa rotação ideal para a condução em ambiente urbano e saída forte das curvas em estrada aberta.", explicou Hosokawa.

A nova Hornet deverá ser revelada em novembro, em Milão. Segundo a imprensa europeia, a Honda deverá usar o novo bicilíndrico não apenas na naked, mas em outros dois modelos. Uma moto trail, que fará renascer o nome Transalp, e também uma esportiva. A exemplo do que a fabricante já faz com a linha de 500 cc: usar uma mesma base mecânica para criar três novas motos.