PUBLICIDADE
Topo

Infomoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Salão de Milão: MV Agusta mostra protótipos de duas novas motos bigtrail

Marca buscou inspiração nas Cagiva Elefant do Rally Dakar nos anos de 1990 para criar suas novas aventureiras - Divulgação/EICMA
Marca buscou inspiração nas Cagiva Elefant do Rally Dakar nos anos de 1990 para criar suas novas aventureiras Imagem: Divulgação/EICMA
Conteúdo exclusivo para assinantes
Arthur Caldeira

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Colunista do UOL

28/11/2021 04h00

A MV Agusta, famosa por suas motos esportivas, decidiu finalmente entrar no segmento bigtrail. Na edição do Salão de Milão deste ano, que se encerra hoje (28/11), a marca italiana apresentou não um, mas dois protótipos de suas novas motos aventureiras.

Para criar as novas bigtrail, a MV Agusta reviveu o nome "Lucky Explorer", usado nas réplicas do Rally Dakar da antiga Cagiva Elefant dos anos de 1990. A marca Cagiva, hoje extinta, também pertenceu à MV.

O modelo de maior capacidade, batizado de Lucky Explorer 9.5, traz um novo motor de 931 cm³, derivado do tricilíndrico de 800 cc que atualmente equipa a maior parte da linha da MV, como a esportiva F3 e naked Brutale 800, além das sport-touring Turismo Veloce e Superveloce.

bigtrail mv agusta 9.5 - Divulgação - Divulgação
O modelo Lucky Explorer 9.5 traz um novo motor de 931 cm³ inspirado no famoso tricilíndrico de 800 cc da MV Agusta
Imagem: Divulgação

Já o modelo menor, a Lucky Explorer 5.5, é o primeiro fruto da parceria da MV Agusta com a chinesa Qianjiang, também dona das marcas Benelli e QJMotor, e apresenta um motor de dois cilindros paralelos com 550 cm³. Segundo a imprensa italiana, o bicilíndrico provavelmente será a base de toda uma gama de produtos de entrada da MV Agusta no futuro.

Bigtrail MVAgusta 5.5 - Divulgação - Divulgação
A aventureira 5.5 é o primeiro fruto da parceria da MV com a chinesa Qianjiang; motor de 2 cilindros e 550 cm³ é derivado da Benelli TRK 502
Imagem: Divulgação

Embora tenham sido mostrados como protótipos, os dois modelos, 5.5 e 9.5, que levam o nome de Lucky Explorer Project, parecem bem próximos das motos de produção. Apesar de não prometer uma data oficial de lançamento, a MV Agusta afirma que ambos serão lançados ainda em 2022.