PUBLICIDADE
Topo

Infomoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Nova plataforma de 660 cc da Triumph dará origem a mais duas motos; conheça

Triumph revelou a Tiger Sport 660 na última semana; aventureira esportiva usa mesmo motor e chassi da Trident - Divulgação
Triumph revelou a Tiger Sport 660 na última semana; aventureira esportiva usa mesmo motor e chassi da Trident Imagem: Divulgação
Conteúdo exclusivo para assinantes
Arthur Caldeira

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Colunista do UOL

29/08/2021 04h00

Na última semana, a Triumph anunciou que está trabalhando no desenvolvimento de uma nova aventureira esportiva média, batizada de Tiger Sport 660. A futura motocicleta média da marca inglesa foi construída sobre a mesma plataforma da recém-lançada Trident 660, que chega ao Brasil ainda neste ano. O modelo naked e a aventureira esportiva compartilham o motor de três cilindros e 660 cc, além do quadro tubular em aço.

Triumph Tiger 660 - Reprodução - Reprodução
Imagem do que parece ser uma apresentação da Triumph mostra a Trident ao lado da Tiger Sport e de uma trail média
Imagem: Reprodução

Mas o que poucos sabem é que a nova plataforma de 660 cc da Triumph deve dar origem a mais uma moto, além da Tiger Sport 660. É o que indica uma imagem do que parece ser uma apresentação para concessionários e revendedores da marca inglesa.

Além da já confirmada aventureira esportiva, Tiger Sport, que aparentemente usa roda aro 17, como a Trident, um slide da apresentação mostra ao lado dos modelos confirmados uma aventureira mais off-road, com roda aro 21 na dianteira e o design que lembra as Tiger 900. Sinal de que o motor tricilíndrico deve equipar também uma trail média.

Segmento cobiçado

A Triumph parece apostar alto em sua nova plataforma de 660 cc. As novas motocicletas devem dar à Triumph a capacidade de competir em um crescente mercado de motos médias e tão carente de opções em todo o mundo.

Tiger Sport 660 - Divulgação - Divulgação
Triumph Tiger Sport 660 vem brigar com Kawasaki Versys 650 e Yamaha Tracer 700, que não é vendida no Brasil
Imagem: Divulgação

Outras marcas já aproveitam as vantagens de se compartilhar a mesma plataforma. Não faltam exemplos, como a Kawasaki e sua linha de bicilíndricos de 650 cc. Do mesmo motor e chassi, a marca japonesa construiu a naked Z 650, a esportiva Ninja 650, a crossover Versys 650 e a até uma custom, a Vulcan 650.

Honda e Yamaha também fazem o mesmo com suas linhas de 500 cc e 700 cc, respectivamente. É uma forma de baratear o desenvolvimento de novos modelos e ainda reduzir os custos de fabricação das motos.

Trident 660 - Divulgação - Divulgação
Triumph aposta alto na nova plataforma; a naked Trident 660, que chega ao Brasil neste ano, deve brigar com Yamaha MT-07 e Kawa Z 650
Imagem: Divulgação

Tudo indica que a Triumph também quer aproveitar esses benefícios e deve expandir sua plataforma de peso médio de 660 cc. Enquanto o Trident enfrenta a Kawasaki Z650 e a Yamaha MT-07, a Tiger Sport 660 deve disputar mercado com a Kawasaki Versys 650 e a Yamaha Tracer 700, que não está à venda no Brasil.

Já a futura trail média da marca inglesa deverá enfrentar menos concorrência. Atualmente, o segmento trail de média cilindrada conta apenas com a Yamaha Ténéré 700, que até agora não deu as caras por aqui, além da BMW F 750 GS. E aí, acham que haveria espaço no mercado brasileiro para uma Tiger 660, com proposta mais off-road? Deixe sua opinião nos comentários.