PUBLICIDADE
Topo

Infomoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Husqvarna revela conceitos de moto, scooter e patinete elétricos; conheça

Vektorr Concept é scooter elétrico com 45 km/h de velocidade máxima e 90 km de autonomia  - Divulgação
Vektorr Concept é scooter elétrico com 45 km/h de velocidade máxima e 90 km de autonomia Imagem: Divulgação
Arthur Caldeira

Arthur Caldeira, jornalista e motociclista (necessariamente nessa ordem) fundador da Agência INFOMOTO. Mesmo cansado de ouvir que é "louco", anda de moto todos os dias no caótico trânsito de São Paulo.

Colunista do UOL

09/05/2021 04h00

A Husqvarna Motorcycles decidiu entrar com tudo na mobilidade elétrica. A marca de origem sueca, que atualmente pertence ao mesmo grupo que controla a KTM, anunciou que irá criar uma linha de veículos de duas rodas eletrificados para o uso urbano. Recentemente, a Husqvarna revelou conceitos de uma moto, um scooter e também uma patinete - todos elétricos.

No final de abril, a empresa apresentou a E-Pilen, uma moto conceito voltada para o uso urbano. Agora, em maio, foram apresentados o e-scooter Vektorr e a patinete Bltz. Embora ainda sejam conceitos, a Husqvarna afirma que o desenvolvimento de sua linha de mobilidade elétrica está bem avançado.

A marca, inclusive, diz que já está até a procura de revendedores em grandes áreas metropolitanas da Europa, com foco na Espanha, França, Itália e Alemanha. Em breve, deverá divulgar mais detalhes sobre a chegada ao mercado de sua linha de motos elétricas.

Os modelos confirmam os rumores e as recentes declarações do empresário austríaco Stefan Pierer, CEO do grupo Pierer Mobility que, além da Husqvarna, detém as marcas KTM e Gas Gas, de que apostava nas motos elétricas como futuro da mobilidade. Vale lembrar que a KTM já comercializa motocicletas off-road elétricas há alguns anos na Europa e nos Estados Unidos.

Juntamente com o conceito E-Pilen, o conceito Vektorr oferece uma visão de como será a mudança das motos Husqvarna para a mobilidade urbana elétrica. Conheça.

E-Pilen

O conceito E-Pilen mostra claramente como deve ser a primeira moto elétrica da Husqvarna. Com uma potência de 8 kW (cerca de 11 cv) e uma autonomia de 100 quilômetros, a E-Pilen foi desenvolvida para o uso urbano e de lazer.

moto elétrica e-pilen - Divulgação - Divulgação
Conceito E-Pilen tem cerca de 11 cv de potência e autonomia para 100 quilômetros; bateria é intercambiável
Imagem: Divulgação

Com design inspirado nos atuais modelos de rua movidos a gasolina da Husqvarna, como a Vitpilen e Svartpilen, a E-Pilen inova por adotar uma bateria modular e substituível, permitindo que seja trocada por outra, ampliando a utilidade das motos elétricas. A estratégia também vai ao encontro do acordo feito pela KTM e pela Piaggio com as grandes marcas japonesas para criar um padrão para suas baterias elétricas intercambiáveis.

E-scooter Vektorr

scooter elétrico husqvarna - Divulgação - Divulgação
O conceito Vektorr é a primeira scooter elétrica criada pela Husqvarna
Imagem: Divulgação

Já o conceito Vektorr é a primeira scooter elétrica produzida pela Husqvarna e é voltada para o cidadão que busca uma solução de transporte pessoal compacta e eficaz para se adequar ao seu estilo de vida agitado. Concebida e conduzida como uma scooter convencional, a Vektorr promete atingir 45 km/h de velocidade máxima e oferecer um alcance de até 95 km, com uma carga da bateria.

Patinete Bltz

patinete elétrica Husqvarna - Divulgação - Divulgação
Husqvarna criou até conceito de patinete elétrica
Imagem: Divulgação

Juntamente com a e-scooter, a marca mostrou nessa semana também a patinete conceito Bltz. Feita para deslocamentos curtos, a patinete pode ser dobrada e transportada, por exemplo, em transportes públicos. Mas a Husqvarna não divulgou detalhes sobre sua potência ou autonomia.