Yamaha Super Ténéré 1200 sai de linha após dez anos no Brasil
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A Yamaha tirou de linha a Super Ténéré 1200 no Brasil após dez anos de mercado. A aposentadoria do modelo já era esperada, pois a aventureira também parou de ser produzida na Europa. O motivo é que o motor bicilíndrico de 1.200 cc não atende à nova regra de emissão de poluentes, conhecida como Euro 5 que entrou em vigor neste ano.
Embora fosse montada no Brasil desde 2015, onde as leis de emissões ainda estão em uma fase anterior (Promot 4), a Super Ténéré 1200 tinha diversos componentes importados. Com o fim da produção europeia, não seria viável manter o modelo em linha aqui no País.
Com o fim da Super Ténéré 1200, os motociclistas aventureiros e fãs da marca ficam sem uma representante da lendária família de aventureiras Ténéré no Brasil. Os modelos de 250 cc e 660 cc saíram de linha em 2017 e 2018, respectivamente. Vale lembrar que, em 2014, o Brasil era o único país do mundo onde as três versões era comercializadas.
No exterior, já existe a Ténéré 700, equipada com o mesmo motor da naked MT-07. O novo modelo, porém, ainda não chegou ao mercado nacional. Também se especula se a marca irá criar uma nova Super Ténéré ou se retirar do segmento de bigtrails.
História da ST 1200
Lançada em 2011, a Yamaha vendeu 2.861 unidades da Super Ténéré 1200 até o final de 2020. A bigtrail colecionou uma legião de fãs no Brasil ao longo de uma década, mas sem sofrer grandes modificações.
Seu motor de dois cilindros paralelos e 1.199 cm³ praticamente não sofreu alterações desde seu lançamento. Mas ficou mais forte em 2014, quando passou a oferecer 112 cv de potência máxima.
Dotada de transmissão final por eixo-cardã, que dispensa ajustes e lubrificações, além de um confiável motor, a Super Ténéré era a opção dos motociclistas aventureiros que buscavam uma bigtrail sem tanta eletrônica e com boa aptidão off-road. Outra característica marcante do modelo era seu grande tanque, com capacidade para 22,6 litros de gasolina.
Desde o princípio oferecia controle de tração e modos de pilotagem. Também em 2014, a Yamaha lançou a versão DX que, entre outras novidades, tinha suspensões ajustadas eletronicamente.
Nos últimos anos, apenas a versão DX era vendida no Brasil com preço sugerido de R$ 71.290. Com a aposentadoria dessa lendária bigtrail, os fãs do nome Ténéré ficam órfãos de um modelo no mercado nacional e a linha de motos de alta cilindrada da Yamaha tem na MT-09 e na Tracer 900 GT, ambas com motores de três cilindros e 900 cc, suas maiores representantes.
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