PUBLICIDADE
Topo

Coisa de Meninos Nada

Chiado estridente no motor é seu carro pedindo socorro; saiba o que fazer

Conteúdo exclusivo para assinantes
Thais Roland

Thais Roland é técnica em Manutenção Automotiva e apaixonada pela graxa. Com seu canal no YouTube 'Coisa de Meninos Nada', busca informar, orientar e dar suporte em relação a dúvidas e neuras sobre o mundo dos carros

Colunista do UOL

15/03/2022 04h00

Para a dica de hoje eu trouxe um problema. Um daqueles que, quando a gente vacila com a manutenção preventiva, o próprio carro começa a reclamar. Primeiro pelo painel de instrumentos e depois por meio de barulhos, cheiros e comportamentos.

No caso de hoje, o sinal do problema é um barulho bem estridente, praticamente um grito de socorro. É o seu carro dizendo, toda vez que você dá a partida ou pisa no acelerador, que está na hora de trocar a correia dentada.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Isso acontece porque tem alguma coisa errada na tensão da correia. Talvez ela tenha afrouxado por desgaste natural ou por causa do tensor. Em ambos os casos, seu carro precisa de uma consulta com a mecânica ou o mecânico de confiança dele. Quando trocar a correia dentada, não deixe de também substituir o tensor. Nada dessa economia porca de trocar só a correia.

Tome cuidado com algumas soluções mais baratas que podem oferecer por aí, viu? Tipo esticar a correia ou passar um spray pra tirar o chiado. A correia dentada é um componente importantíssimo no carro e qualquer problema com ela pode sair bem caro!

Ela é responsável, dentre outras coisas, por sincronizar o funcionamento dos pistões e das válvulas; se essa sincronia for desfeita, o desastre pode ser grande, exigindo uma retífica e a substituição de muitas peças - até o bloco do motor pode se danificado se você estiver naqueles dias de pouca sorte, sabe?

Por um kit tão barato como o composto por correia e tensor, eu, particularmente, não acho que valha a pena o risco, mesmo a mão de obra sendo um pouco salgada.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.