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Coisa de Meninos Nada

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Ovo para consertar vazamento no radiador: prática funciona ou é uma furada?

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Thais Roland

Thais Roland é técnica em Manutenção Automotiva e apaixonada pela graxa. Com seu canal no YouTube 'Coisa de Meninos Nada', busca informar, orientar e dar suporte em relação a dúvidas e neuras sobre o mundo dos carros

Colunista do UOL

28/12/2021 04h00

Volta e meia eu recebo um vídeo, um meme ou qualquer coisa engraçada enviada por meus seguidores. Porém, dessa vez a coisa foi mais séria. Uma pessoa me mandou o vídeo de alguém recomendando o uso de ovos para consertar radiador furado. O vídeo foi feito no início de 2021 e é inadmissível.

Em carros antigos a prática já é absurda, enquanto nos carros modernos é ainda mais irresponsável fazer uma recomendação do tipo.

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Em carros mais velhos, a gente tem acesso direto ao radiador e, realmente, dá para quebrar o raio do ovo dentro dele. Ainda assim, não tem como evitar que a meleca se espalhe por todo o sistema de arrefecimento. Por isso, reforço que a recomendação é uma besteira.

Nos carros novos, é ainda pior, já que quase nenhum tem mais a tampa de acesso direto ao radiador. A maioria dos veículos produzidos na atualidade tem apenas o reservatório de expansão, cuja mangueira não vai para o radiador, mas sim para o motor do carro.

Ou seja: o seu ovo (ou apenas a respectiva clara, como o vídeo recomenda) vai passar por cabeçote, bloco, válvula termostática, bomba d'água e sensor de temperatura antes de chegar ao radiador - portanto, é pouquíssimo provável que o alimento feche o tal furo. É mais provável que feche alguma galeria de arrefecimento dentro do bloco ou do cabeçote e aí a coisa fica preocupante.

Se isso acontecer, seu motor vai superaquecer e você vai terminar com um belo orçamento de retífica que não vai ficar abaixo de R$ 1 mil.

Ainda que o superaquecimento não aconteça (por pura sorte), a conta na oficina deverá incluir reparos como substituição da válvula termostática e do sensor de temperatura, bem como o fechamento do furo do radiador (porque, claro, ele vai continuar lá) e um banho químico completo no motor. Veja quanto essa brincadeira vai custar...

Então, caso você identifique um furo no radiador e não exista uma oficina por perto, mas sim uma mercearia, considere pedir o telefone emprestado para chamar um guincho em vez de comprar uma caixa de ovos. Acho que, no final, a conta vai ser bem mais suave...

Agora, contem aí nos comentários quais absurdos vocês têm recebido em relação aos cuidados com carros. Aproveito também para desejar boas festas e um 2022 maravilhoso! Muito obrigada por acompanharem a coluna durante mais este ano!

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL