Topo

Coisa de Meninos Nada

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Como evitar que o ar-condicionado do seu carro fique com um cheiro ruim

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

09/11/2021 10h40

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Conhecer todos os recursos do ar-condicionado do seu carro fará com que você aproveite muito melhor o equipamento. E aí volto a ressaltar, como sempre, a importância da leitura do manual do proprietário.

Em geral, os controles do ar-condicionado são simples e bem tranquilos, mas muito mistério permeia esse botãozinho aqui. É o recurso de recirculação de ar, foco da nossa dica de hoje.

Sendo rápida e objetiva: ligou esse botão, seu ar-condicionado ficará recirculando o ar que já está aqui dentro do veículo. Então a tendência é que ele fique cada vez mais fresco, se seu carro não tiver um termostato muito rigoroso.

É um recuso bacana para estradas de terra, ao lado de caminhões ou nas nossas fedorentas marginais Tietê e Pinheiros em São Paulo.

Parece maravilhoso, não? Mais fresquinho, sem poeira, sem fumaça, sem mau cheiro... vou usar pra sempre! Só que é importante lembrar que você está respirando, eternamente, o mesmo ar que já está dentro do veículo. Isso não é legal. Em pouco tempo, esse ar vai empobrecendo e ficando cada vez mais inadequado.

Claro que dificilmente alguém se intoxicará desse jeito, já que a tendência é chegar ao seu destino antes que todo ar da cabine se transforme em gás carbônico. Mas, mesmo assim, estamos piorando a qualidade do ar que estamos respirando em parte do tempo.

Além disso, usar o recurso de recirculação o tempo todo pode causar mau cheiro no sistema de ar-condicionado a longo prazo e aí precisará de uma higienização das boas para resolver.

Essa higienização é bacana para quem tem o hábito de fazer a troca do filtro do ar-condicionado com a frequência recomendada pelo manual, que já mostrei por aqui. Tão importante quanto a higienização do sistema.

E, para terminar, uma dica ridícula de simples é desligar o ar-condicionado e abrir as janelas do seu carro dois ou três quarteirões antes de chegar ao seu destino. Pronto! Isso já renovará o ar dentro do carro e resolver essa questão de qualidade do ar e mau cheiro, mas não elimina a necessidade das manutenções, hein!

Agora me contem aqui nos comentários como vocês usam o ar-condicionado dos carros de vocês.