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Radiador furado: posso completar com água ou só guincho resolve?

Colunista do UOL

21/04/2020 04h00

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Conforme prometido, aproveitarei essa coluna para esclarecer dúvidas de mais um leitor. Nos comentários da matéria sobre quarentena, o João Paulo contou que a Saveiro dele estava com o radiador furado e queria saber se poderia colocar água normal no carro para levá-lo até a oficina. Então fica a pergunta: o que fazer quando o radiador de seu automóvel está furado?

O melhor dos mundos é sempre levar o carro de guincho. É a única forma de garantir que nada de errado vai acontecer no percurso.

No caso do furo no radiador, para consertar o problema, será necessário tirar a peça do lugar. E isso significa esgotar o sistema de arrefecimento, um serviço que vai exigir fluido novo no final.

Por causa disso, não é grave colocar água para completar o sistema no caminho até a oficina, mas tenho algumas ressalvas. Em primeiro lugar, só sugiro se a oficina for perto de onde o carro está. Aliás, o Flavio, outro leitor da coluna, comentou algo que concordo. Se a oficina está muito longe, o fato de colocar só água pode fazer o motor superaquecer e o prejuízo fica grande.

Se a oficina é perto, não vejo problemas. Acho até certo completar com água, já que a opção seria completar com aditivo diluído, que é caro e seria perdido no fim das contas.

Se a oficina for um pouco mais longe, mais que uns 10 minutos de distância, e o guincho ainda não for uma opção, é legal usar aditivo para completar. Ou então ter muita paciência para ir observando atentamente a temperatura e fazendo paradas, para o motor voltar a esfriar e você completar novamente o reservatório. Mas acho isso trabalhoso e, principalmente, perigoso demais.

Mas isso tudo ainda tem que levar em conta o tal furo. Se ele estiver numa parte baixa do radiador, ou se for muito grande e permitir que grande quantidade de fluído vaze, o melhor é o guincho. Superaquecimento é algo sério e pode danificar muitas coisas caras no motor. Além de você estar descartando aditivo, que é tóxico e poluente, no ambiente.

Para fechar, alguém sugeriu que o João Paulo fechasse o furo com massa plástica ou durepox. De verdade, acho melhor não fazer nada do que adotar uma solução dessas. É o tipo de gambiarra que fazem no carro e que pode atrapalhar bastante o trabalho dos mecânicos na hora de fazer o reparo correto.

E você, está com dúvida sobre seu possante? Deixe nos comentários que tentaremos resolver.