Topo

Coisa de Meninos Nada

Como faço para calibrar os pneus? Saiba se você está fazendo certo no posto

Siga o UOL Carros no

Colunista do UOL

18/02/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Já falamos por aqui sobre a importância de verificar os níveis de óleo, aditivo do radiador e fluido de freio toda semana. Mas há outro item que merece a mesma atenção: a calibragem dos pneus.

Calibrar todos os pneus semanalmente garante sua segurança e também prolonga a vida útil deles. É muito importante seguir a recomendação do fabricante para a quantidade de libras que devem ser configuradas na máquina de calibragem, em situação de carro cheio ou vazio.

Essa informação está disponível no manual do proprietário e em local de fácil acesso no próprio carro.

O estepe também merece atenção nesse momento. Parece besteira mencionar, mas ele precisa ser calibrado - e as pessoas normalmente esquecem. Aí, quando um pneu fura, o estepe está murcho e você em uma enrascada.

Fazer a calibragem não é nada complicado, como mostro no vídeo de hoje. Mas não vejo problema algum em você pedir ajuda a um frentista, desde que confira direitinho a quantidade de libras.

Continuem cuidando bem de seus carros para que eles cuidem bem de vocês. E fiquem sempre à vontade para deixar dúvidas e sugestões nos comentários.

Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.