PUBLICIDADE
Topo

Coisa de Meninos Nada


Guinchar carro automático não é tão simples; veja o que fazer em emergência

Thais Roland

Thais Roland é técnica em Manutenção Automotiva e apaixonada pela graxa. Com seu canal no YouTube 'Coisa de Meninos Nada', busca informar, orientar e dar suporte em relação a dúvidas e neuras sobre o mundo dos carros

Colunista do UOL

11/02/2020 04h00

Quem tem carro automático busca conforto, não quer sofrer trocando as marcha no trânsito ou ter trabalho com o carro. Mas e quando ele dá problema? Será que continua dando menos trabalho que um carro com câmbio manual? Será que é fácil sair de uma situação de emergência com ele? Se você conhecer bem o seu carro, sim.

Muita gente procura meus workshops porque tem medo de "ficar na mão" com um carro que resolve enguiçar no meio da rua. Se você tem um carro antigo, carburado ainda, e com pouca eletrônica, posso te ajudar com esse medo facilmente. Mas se você tem um carro moderno (e quando eu digo moderno, quero dizer de 1990 para cá, depois que a maioria começou a sair com injeção eletrônica) a coisa muda de figura.

Quanto mais eletrônica o carro tem, mais difícil fica dar um jeitinho nele para sair de uma situação de emergência. Se o problema é mecânico e você tem o hábito de ter peças reservas e ferramentas no porta-malas, dá para resolver. Caso contrário, a solução é oficina - e não tem o que fazer.

Costumo dizer que, se um carro moderno apresenta um problema eletrônico no meio da rua, até o melhor mecânico terá que chamar um guincho para levá-lo para uma oficina. E até mesmo guinchar um carro pode virar um desafio quando não se entende bem do veículo em questão.

Esse é o caso de um carro automático. No caso de uma pane elétrica, por exemplo, em que o carro não consegue ligar, não é possível tirar a alavanca do câmbio da posição P (Parking, a opção que deve ficar a alavanca para estacionar e desligar o carro).

Como os engates do câmbio automático dependem de energia, a alavanca não se mexe enquanto o carro está desligado. E a alavanca no P significa que as rodas estão travadas, para garantir que o carro não vai sair rodando sozinho quando estiver estacionado.

Já vi guincheiros inexperientes arrastando um carro automático para cima do caminhão por não saber como destravar a alavanca. É desesperador! Todo carro com câmbio automático possui algum recurso para destravar a alavanca em caso de emergência, para que possa ser carregado com segurança na plataforma do caminhão.

Alguns carros têm essa informação no manual do proprietário, enquanto algumas montadoras preferem recomendar o sistema de resgate da própria empresa para remover seu automóvel. Um bom guincheiro sabe como destravar as alavancas ou, no mínimo, como conseguir a informação na hora de puxar um carro que ele nunca puxou na vida.

Em alguns casos, o destravamento é bem simples, como o do vídeo de hoje, e não requer nenhum equipamento muito específico. Se seu carro é automático e você sempre se perguntou para que servia essa janelinha, eis a resposta. Pode testar o recurso, porque um dia que você pode precisar usar - e já saberá como funciona.

E se seu carro não tem essa janelinha, procure descobrir como funciona o destravamento da alavanca. Pode te poupar de uma dor de cabeça na hora em que precisar de um guincho.

Espero que a dica tenha sido útil e nos vemos na semana que vem. Não esqueçam de colocar nos comentários o que gostariam de ver por aqui. Sugestões são sempre bem-vindas e esse espaço também é de vocês.