Topo

Caçador de Carros

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

7 carros automáticos usados melhores que o ótimo Fiat Cronos CVT zero km

Fiat Cronos 2023 - Divulgação
Fiat Cronos 2023 Imagem: Divulgação

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Há alguns meses, recebi com entusiasmo a informação de que a Fiat iria, possivelmente, aplicar a transmissão automática do tipo CVT nos modelos Argo e Cronos com o ótimo motor Firefly 1.3. Considerando somente versões que dispensam o pedal da embreagem, ambos já tiveram a opção de transmissão automática de seis marchas no finado motor 1.8, e automatizada de cinco marchas no motor 1.3.

No primeiro caso, o potente motor 1.8 não era tão eficiente e afastava o público que considera carros com baixo consumo de combustível. Já no segundo caso, a desconfortável caixa automatizada de apenas uma embreagem ofuscava todos os méritos do motor 1.3.

Ou seja, faltava aquele conjunto perfeito, que juntasse o conforto de um bom câmbio automático com um motor eficiente. Finalmente, fomos atendidos, pelo menos em partes.

O Fiat Cronos 2023 com motor 1.3 já pode ser configurado com o câmbio automático CVT, conjunto que estava disponível no Pulse. Infelizmente o Argo não teve a mesma sorte até o momento e hoje é oferecido somente com câmbio manual.

Por R$ 88 mil, o Cronos Drive 1.3 CVT passa a ser o automático zero km mais barato do Brasil. Equipado com bons equipamentos de série, como direção elétrica, controlador de velocidade, central multimídia e controles de estabilidade e tração, tem tudo para ser um sucesso de vendas.

Mas é claro que eu, sempre atento ao mercado de usados, consegui listar outras opções ainda melhores nessa mesma faixa de preço, que podem ser consideradas por quem não se importa em ter um carro de segunda mão na garagem.

Honda Fit - Divulgação - Divulgação
Honda Fit
Imagem: Divulgação

Honda Fit EXL 2018

Ele até pode ter saído de linha, mas continua sendo um dos queridinhos do mercado de usados. A partir do modelo 2018, ganhou os importantes controles de estabilidade e tração que o público tanto pedia, além de para-choques mais esticados para proteger melhor a tampa traseira, um problema nos Fits anteriores que virou até piada na internet.

Na versão EXL 2018, a mais completa, a Tabela Fipe é R$ 85,7 mil. Nessa configuração são seis airbags, revestimento em couro, rebatimento elétrico dos retrovisores e multimídia com espelhamento. O motor 1.5 rende até 116 cv e a transmissão é do tipo CVT. Na comparação com o Fiat Cronos, é superior em equipamentos, motor e acabamento, mas perde no espaço de bagagem.

Nissan Sentra - Divulgação - Divulgação
Nissan Sentra
Imagem: Divulgação

Nissan Sentra SL 2018

Para nossa alegria, a Nissan confirmou que o Sentra voltará para o nosso mercado no próximo ano. Com isso, acredito que os Sentras usados consigam sustentar seus valores e continuem sendo boas opções. Com Tabela Fipe de R$ 86,9 mil é possível considerar a versão SL do modelo 2018. Trata-se da configuração mais completa, equipada com seis airbags, controles de estabilidade e tração, estofamento em couro, ar condicionado de duas zonas e até teto solar.

O sistema de som tem grife, assinado pela Bose, mas a multimídia é defasada, sem espelhamento com celular, algo que vale a pena substituir por outra mais moderna. Com motor 2.0 e câmbio CVT, é bem superior ao Fiat Cronos em quase tudo, mas obviamente gasta mais combustível e não é recomendado para quem se preocupa com isso.

Hyundai Elantra - Divulgação - Divulgação
Hyundai Elantra
Imagem: Divulgação

Hyundai Elantra Top 2017

Bonito como todo bom Hyundai dos últimos dez anos, o Elantra é o mais potente dessa lista, com até 167 cv, e também dos mais recheados de equipamentos. O modelo 2017 foi apresentado com três versões, sendo a Top a mais completa, com sete airbags, controles de estabilidade e tração, estofamento em couro, multimídia e teto solar.

Mas, por algum motivo, não existe Tabela Fipe para essa versão. Portanto é preciso considerar a versão intermediária Special Edition, que vale cerca de R$ 87 mil, e observar se tem o teto solar. Se possuir, vale a pena pagar um pouquinho mais por se tratar dessa oculta versão Top. Por ter cinco anos de garantia, é provável que vários anunciados neste momento estejam com todas revisões feitas em concessionária.

Toyota Yaris Sedan XLS - Divulgação - Divulgação
Toyota Yaris Sedan XLS
Imagem: Divulgação

Toyota Yaris Sedan XLS 2019

Assim como o Cronos, o Yaris é dos sedãs automáticos mais baratos do mercado de zero km, custando pouco mais de R$ 97 mil na versão mais simples. Já no mercado de usados é possível considerar a versão mais completa, a XLS, que tem Tabela Fipe de R$ 89,5 mil, e vem com mimos como estofamento em couro, ar condicionado automático e teto solar.

Seguro, são sete airbags e tem controles de estabilidade e tração. Com motor 1.5 e câmbio CVT, consegue ter bom desempenho com baixo consumo de combustível. Comparado com o Cronos, o acabamento do Yaris é bem mais caprichado e o distancia de modelos da categoria de entrada.

Volkswagen Virtus - Divulgação - Divulgação
Volkswagen Virtus
Imagem: Divulgação

Volkswagen Virtus Highline 2019

Para os que não se animam com motores aspirados como o do Cronos 1.3, dá para considerar o Virtus 2019, na versão Highline, que tem Tabela Fipe de R$ 90,3 mil. O motor 1.0, com turbo e injeção direta, tem torque semelhante ao de um bom 2.0 aspirado, mas tem consumo de motor pequeno.

Nessa versão de topo são quatro airbags, controles de estabilidade e tração, multimídia com espelhamento, estofamento em couro e ar-condicionado automático. Com sorte, dá para conseguir com opcionais interessantes, como o painel digital. Superior em acabamento e espaço interno, o Virtus é outro que parece estar numa categoria acima dos modelos de entrada.

Chevrolet Cruze 2017 - Divulgação - Divulgação
Chevrolet Cruze 2017
Imagem: Divulgação

Chevrolet Cruze LTZ 2017

O segundo turbinado da lista é também o mais "torcudo". O motor 1.4 do Cruze tem ótimos 24,5 kgfm de torque, que fazem toda diferença para que aprecia acelerações e retomadas rápidas. Moderno, é generoso no consumo de combustível, e bem completo na versão LTZ, que tem Tabela Fipe de R$ 90,6 mil para o modelo 2017.

Se pesquisar bem, dá para procurar o LTZ com pacote 2, que tem o mesmo valor de tabela, mas acrescenta bancos elétricos, assistente de estacionamento e recursos de segurança ativa como alertas de colisão e ponto cego e assistente de permanência em faixa. Apesar da idade, o Cruze 2017 tem basicamente o mesmo visual do modelo zero km, portanto está longe de ser defasado.

Toyota Corolla 2018 - Divulgação - Divulgação
Toyota Corolla 2018
Imagem: Divulgação

Toyota Corolla GLI 2018

Mais caro dessa lista, mas ainda próximo do valor do Cronos 1.3 automático zero km, o Toyota Corolla pode nem ser o mais interessante em termos de equipamentos, mas é daqueles carros com menor desvalorização e aceitação do mercado, pontos que muitos consideram importantes.

Para o modelo 2018, o Corolla finalmente passou a ser equipado com controles de estabilidade e tração, além de ganhar mais dois airbags, totalizando sete. A versão de entrada GLI, tem Tabela Fipe de R$ 91,3 mil, vem com motor 1.8 e é bem simples por dentro e por fora, enganando os mais desavisados que podem pensar que é um modelo de entrada.

Mas não se engane, é um respeitado sedã médio, com excelente dirigibilidade, conforto de rodagem e isolamento acústico, quesitos que nem mesmo o melhor dos Cronos conseguirá entregar no mesmo nível.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado, os carros citados na lista não são todos sedãs. O Honda Fit é um monovolume. A informação foi corrigida.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL