PUBLICIDADE
Topo

Caçador de Carros

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Cuidado com o Pinóquio: 7 mentiras contadas por vendedores de carros usados

Marlene Bergamo/Folhapress
Imagem: Marlene Bergamo/Folhapress
Conteúdo exclusivo para assinantes
Felipe Carvalho

Felipe Carvalho é administrador de empresas, consultor e primeiro "caçador de carros" profissional do país. Seu canal no YouTube dedicado a avaliações de achados automotivos tem mais de 100 mil inscritos. www.youtube.com/CarrosdoPortuga

Colunista do UOL

21/10/2021 04h00

Quem nunca contou uma mentira? Tenho certeza de que o leitor concordará que contamos várias ao longo de nossas vidas. Algumas irrelevantes, outras nem tanto, mas elas estão sempre entre nós. Agora, se formos considerar apenas o ramo de carros usados, daria para escrever um livro de tantas "histórias" que são contadas, principalmente no momento da venda desses veículos.

E vendedores de carros usados são craques em contar mentiras, só não são tão bons no momento de não caírem em contradição. Já deixei muitos vendedores constrangidos por chegar em um ponto contraditório a algo que ele já tinha dito. O segredo para conseguir isso é conversar bastante e perguntar sobre todo tipo de situação, para depois montar a historinha na cabeça e finalizar com os pontos que não batem.

  • O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Vale dizer que, quando eu falo "vendedor", não me refiro somente aos profissionais que trabalham com isso, mas sim de qualquer pessoa, física ou jurídica, que esteja vendendo um carro usado. Na coluna dessa semana, resolvi listar algumas das mentiras que mais escuto.

vendedor venda carro usado carros usados loja concessionária veículo automóveis - Mateus Bruxel/Folhapress - Mateus Bruxel/Folhapress
Imagem: Mateus Bruxel/Folhapress

Único dono

O carro que tem apenas um único dono é bem visto pelo mercado. Essa condição sugere que foi comprado por um particular com boas condições financeiras, que fez revisões nas concessionárias e que teve zelo pelo carro. Mas é claro que isso está longe de ser uma verdade absoluta, pois já avaliei carros péssimos de um único dono, e veículos excelentes que já tiveram mais de um proprietário.

A mentira nem está aqui, mas sim na quantidade imensa de vendedores que dizem ser o único dono, mas na prática não são. Na descrição do anúncio, essa informação está lá para que seja um diferencial diante de outros. Na prática, porém, quando aparece que o carro já teve outros proprietários, a conversa muda e o vendedor inventa alguma história, geralmente que o dono anterior era parente ou amigo.

Pior ainda: quando uma locadora de carros foi a única dona do carro que está sendo vendido. É sempre a mesma história, do vendedor dizer que o carro era de frota e utilizado por apenas uma pessoa. Sei...

Ar-condicionado só precisa de gás

É comum em carros usados com bons anos de vida que o ar-condicionado apresente problemas. Também é comum a resposta do vendedor diante disso: basta colocar gás.

Curioso que recarregar o gás do sistema de um ar-condicionado é das coisas mais baratas de se fazer, algo que compensa resolver antes de anunciar. Na prática, quase nunca o problema é apenas o gás, que teoricamente nem deveria ter saído do sistema, como em uma geladeira.

O leitor já precisou colocar gás na geladeira que tem em casa? Pois bem, para o gás sair, é porque tem algum vazamento - e resolver esse problema não custa o mesmo que apenas colocar gás. Isso quando o defeito não é maior e exige substituição de componentes. Na dúvida, evite comprar um carro com ar-condicionado ruim.

Venda compra carro - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Carro de mulher

"Mulheres são mais cuidadosas, atentas, calmas no trânsito, não correm com os carros..." As pesquisas mostram vantagens para elas nesses pontos, inclusive as seguradoras cobram menos delas. Mas, na prática, não importa o gênero do dono do veículo, e sim se o automóvel é bom ou não.

A mentira é ainda pior quando a mulher só entra na descrição do anúncio, mas o proprietário é homem e o documento está no nome dele. Quando isso é questionado, vem a desculpa clássica de que é a esposa que usa.

Picape nunca usou caçamba e jipe nunca andou na lama

Argumentos clássicos de donos de carros com aptidões específicas, mas que não são bem vistas por depreciarem o veículo. São os exemplos do picapeiro que não usa caçamba e do jipeiro que nunca andou na lama.

Alguns poucos até existem, mas são exceção. Na prática, veículos são utilizados como se deve. Não faltam memes engraçados de carros como esses em condições extremas de uso de um lado da imagem e brilhando na loja de usados do outro lado.

Câmbio automatizado do tipo DSG presente nos modelos Fiat Argo e Cronos - Fiat/Divulgação - Fiat/Divulgação
Imagem: Fiat/Divulgação

Transmissão automatizada sendo vendida como automática

Não para de crescer o interesse por carros que dispensam o pedal da embreagem. O modelo de transmissão mais desejado é a tradicional automática com conversor de torque, seja com número marchas ou do tipo CVT.

Já as transmissões automatizadas são rejeitadas, principalmente, por não terem funcionamento suave, no caso das que tem apenas uma embreagem. Os câmbios com dupla embreagem são ótimos na condução, mas historicamente apresentam mais problemas que as automáticas tradicionais, e o custo para reparo nunca é baixo.

Dito isso, é claro que os mentirosos de plantão, quando donos de carros automatizados, vão colocar no anúncio que ele é automático e contar com a sorte de encontrar algum desavisado.

Consumos mentirosos

Quando o assunto é consumo, vendedor de carro vira pescador que sempre fala que pescou o maior peixe. Caio na risada com alguns números que aparecem nas descrições dos anúncios e nem sigo com a avaliação nesses casos.

Se a pessoa já está mentindo descaradamente na descrição do anúncio, imagina as coisas que dirá quando eu estiver avaliando o carro. Quem quer ter uma noção mais próxima da realidade precisa procurar a ficha técnica do carro. O número nunca é exato, pois são inúmeras as variáveis, mas certamente é mais confiável do que o argumento de quem está vendendo um carro.

Motivo da venda

Quando um vendedor é perguntado do motivo da venda, meus ouvidos já estão preparados para escutar que o dono está comprando uma casa nova, reformando a que mora ou que está com passagens pagas para morar em outro país. Mas nunca escuto alguém reclamar do carro.

Nunca é porque gasta muito combustível, descobriu algo caro de ser resolvido ou não gostou do carro. Mesmo assim, sempre pergunto justamente para montar aquela historinha na minha cabeça e depois concluir se estou diante de um mentiroso ou não.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL