Autos Segredos

Autos Segredos

Siga nas redes
ReportagemCarros

Como novo motor coloca Peugeot 208 na briga com Onix, Polo e HB20

Cobrado desde seu lançamento em 2020, a motorização turbo é novidade do Peugeot 208 2024, que ganha propulsor que já é utilizado nos primos Fiat Pulse, Fastback e Strada.

A chegada do Peugeot 208 Turbo 200 o coloca em pé de igualdade para disputar os consumidores do cobiçado segmento de B-hatchs. Se antes o 208 não era candidato justamente por contar somente com motores aspirados, agora clientes de Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Volkswagen Polo já podem olhar o 208 de outra maneira.

Peugeot 208 Griffe Turbo 200 2024
Peugeot 208 Griffe Turbo 200 2024 Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

O hatch chega nas versões Allure vendida a R$ 99.990, Style comercializada por R$ 109.990 e na topo de gama Griffe, com preço público sugerido de R$ 114.990. Os valores deixam o hatch francês com posicionamento abaixo de seus principais concorrentes e, dependendo da versão, a lista de itens de série também é mais atrativa.

Motor do Peugeot 208 Turbo

O motor mantém os mesmos números dos modelos da Fiat, assim são 130 cv de potência com etanol a 5.750 rpm e 125 cv de potência com gasolina também a 5.750 rpm. O torque é de 20,4 kgfm a 1.750 rpm comum aos dois combustíveis. Ele é ligado ao câmbio automático CVT que simula sete marchas virtuais.

O Peugeot 208 é outro carro com o motor Turbo 200. Não falta bom desempenho em aceleração e também em retomadas de velocidades. Nem mesmo em baixas rotações, o motor deixa a desejar. E poderia ser ainda melhor se não fosse a progressividade do câmbio CVT.

A boa suspensão com acerto mais firme foi mantida na motorização Turbo 200 mantendo a boa dirigibilidade do Peugeot 208 que é um dos seus pontos fortes mesmo nas versões aspiradas. Na pista mesmo quando abusava na aceleração, o hatch está sempre na mão do condutor.

Ao apertar a tecla Sport, o 208 Turbo 200 fica ainda mais arisco. Apesar de ter a simulação de sete marchas, o hatch não conta com aletas no volante para trocas de marchas manuais.

Continua após a publicidade
Peugeot 208 Style Turbo 200 2024 é a única versão com rodas de 17"
Peugeot 208 Style Turbo 200 2024 é a única versão com rodas de 17" Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Em relação a desempenho, o Peugeot 208 Turbo não fica devendo em nada aos concorrentes com a mesma motorização. A aceleração de 0 a 100 km/h é 9 segundos com etanol e 9,2 segundos com gasolina. Já a velocidade máxima é de 206 km/h.

O consumo aferido pelo Inmetro é de 8,3 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada quando abastecido com etanol. Com gasolina, a média urbana fica em 12 km/l e a rodoviária é de 13,6 km/l.

Na linha 2024, o Peugeot 208 Turbo não teve alterações visuais, isso será novidade para a linha 2025. A única novidade fica por conta das rodas de 17" calçadas com pneus de medidas 205/45 R17 que são exclusividade da versão Style. As demais opções turbo seguem com as rodas de 16".

Peugeot 208 Style Turbo 200 2024
Peugeot 208 Style Turbo 200 2024 Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Por dentro também não há novidades, o Peugeot 208 mantém o acabamento com plásticos em poliuretano. O desenho agrada e não há rebarbas.

Continua após a publicidade

O hatch trata bem os ocupantes dos bancos dianteiros. Os comandos estão todos à mão do condutor. Atrás, o espaço interno não é dos melhores e é necessário tomar cuidado ao entrar no carro para não bater a cabeça na coluna do teto.

Um dos pontos negativos do Peugeot 208 é o porta-malas com apenas 265 litros de bagagens.

Bem equipado

Desde a versão Allure, a mais em conta da linha Turbo 200, o Peugeot 208 2024 vem equipado com ar-condicionado digital, direção elétrica, vidros elétricos, travas elétricas, alarme, central multimídia com tela de 10", controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, quatro airbags, freios com assistência ABS, entre outros itens.

Peugeot 208 Style Turbo 200 é tratado como série especial na linha 2024
Peugeot 208 Style Turbo 200 é tratado como série especial na linha 2024 Imagem: Marlos Ney Vidal/Autos Segredos

Itens do pacote Drive Assist que inclui alerta de colisão, frenagem de emergência automática, farol alto adaptativo, reconhecimento automático de sinalização de velocidade, detector de fadiga e alerta e correção de permanência em faixa estão disponíveis somente na versão Griffe.

Continua após a publicidade

Para fidelizar seus novos clientes, a marca também lança o Peugeot Confiance que entre os vários serviços, oferece as três primeiras revisões por R$ 532.

As mudanças no Peugeot 208 2024 são positivas e o hatch está apto a alçar voos mais altos no mercado brasileiro.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes