Topo

Toyota Corolla Cross: como anda o SUV flex mais econômico do Brasil

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

27/06/2023 04h00

Lançado há pouco mais de dois anos no Brasil, o Corolla Cross se consolidou no mercado como um dos SUVs médios mais vendidos, perdendo apenas para o Jeep Compass.

Neste tempo de mercado, o utilitário esportivo da Toyota fabricado em Sorocaba, no interior de São Paulo, se mantém como o único SUV híbrido flex do mundo.

Além disso, o Corolla Cross tem ajudado a difundir no mercado brasileiro a tecnologia de propulsão eletrificada, que ajuda a poupar combustível e a reduzir as emissões de poluentes.

Não é por outra razão que o veículo da marca japonesa também detém o título de SUV flex mais econômico o País, com média de quase 18 km/l com gasolina na cidade, segundo o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

Para esta avaliação, rodamos uma semana com a versão topo de linha XRX Hybrid e, antes dela, com a configuração intermediária XRE, sem tecnologia híbrida.

Confira nossas conclusões na avaliação a seguir, que será concentrada na variante mais cara da gama.

Também assista abaixo ao vídeo do lançamento do Corolla Cross:

Toyota Corolla Cross XRX Hybrid

Preço

R$ 210.990
Carros
4,1 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Pontos Positivos

  • Espaço interno
  • Estilo
  • Baixo consumo
  • Rodar confortável

Pontos Negativos

  • Versão híbrida poderia ter maior desempenho

Veredito

Confortável, espaçoso, eficiente e estiloso, o Toyota Corolla Cross se destaca nas versões híbridas flex como um dos melhores SUVs médios do mercado. Também traz um amplo pacote de assistências à segurança, mas poderia trazer itens tecnológicos como recarga de celular sem fio. As configurações híbridas também poderiam oferecer um pouco mais de desempenho ao pisar no acelerador.

Design e espaço interno

Toyota Corolla Cross XRX 	 - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL

Corolla Cross chama a atenção por onde passa. Destaque para os faróis espichados na dianteira e também para o "ombro" dos para-lamas traseiros que avançam sobre as portas - e dão ao Corolla Cross um aspecto robusto.

Visual da traseira também agrada, com lanternas finas na horizontal e aplique na parte interior do para-choque na mesma cor da carroceria.

Quanto ao espaço interno, o modelo da Toyota traz conforto dentro da média para a sua categoria, mesmo sem se destacar em nenhuma medida.

Dois passageiros de média para alta estatura conseguem se acomodar bem no banco de trás. mas um terceiro ocupante vai se apertar com o túnel central elevado.

Por outro lado, tanto na frente quanto atrás os bancos são bastante confortável, enquanto o ar-condicionado de duas zonas de temperatura tem saídas exclusivas para quem vai no banco traseiro.

As suspensões têm ajuste voltado ao conforto, que filtra muito bem as imperfeições do piso, sem deixar a carroceria balançar mais do que o desejável.

Desempenho e consumo

Toyota Corolla Cross XRX 	 - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL

Graças à tecnologia de propulsão híbrida, um pequeno motor elétrico entra em ação em momentos de maior consumo de combustível, como nas arrancadas e nas manobras de estacionamento.

Com bateria recarregada com o próprio movimento do veículo, esse propulsor elétrico também auxilia o motor a combustão para poupar combustível.

O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Inmetro informa que o Corolla Cross Hybrid é o SUV flex mais econômico do Brasil, com médias de 11,8 km/l (cidade) e 9,7 km/l (estrada) com etanol. Com gasolina, mas médias sobem, respectivamente, a 17,8 km/l e 14,7 km/l.

Abastecido com o combustível fóssil, o único SUV híbrido flex do mundo tem consumo bem melhor do que na comparação com o etanol - portanto, com ele, é muito mais vantajoso usar gasolina.

Vale destacar que as médias de consumo do Cross são melhores na cidade do que na estrada, contrariando a lógica dos automóveis a combustão convencionais, por que a tração elétrica que reduz o consumo é muito mais acionada no ciclo urbano.

Quanto ao desempenho, o Cross Hybrid proporciona força apenas suficiente no dia a dia e e falta um pouco de fôlego ao conjunto híbrido, com potência combinada em torno de 120 cv e torque aproximado de 16,5 kgfm. Poderia andar mais, mas o baixo consumo compensa.

Quem faz questão de mais força tem à disposição as configurações flex convencionais, cujo motor 2.0 rende 177 cv e 21,4 kgfm e que custam a partir de R$ 160.690.

Equipamentos

Toyota Corolla Cross XRX  - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL

Com preço sugerido de R$ 210.990, a versão topo de linha XRX Hybrid do Corolla Cross vem bastante equipada.

Não me incomoda o freio de estacionamento no pé, por meio de um pedal, como em carros antigos - essa configuração libera espaço no console central, embora concorrentes ofereçam freio eletrônico, acionado no botão.

A lista de itens de série da versão avaliada traz de série itens como teto solar elétrico, que não é panorâmico, ar-condicionado digital de duas zonas com saídas para o banco traseiro, ajustes elétricos do banco do motorista, acabamento interno em couro sintético, seletor de modos de condução, central multimídia com tela de dez polegadas e painel de instrumentos parcialmente digital, com tela de sete polgadas.

O Corolla Cross Hybrid de topo também traz um pacote bem completo de assistências à condução (veja detalhes no intertítulo "Segurança" ), mas deixa a desejar em relação ao acabamento interno - pior do que o do Corolla Sedan e que abusa dos plásticos rígidos. Poderia ser bem melhor nesse aspecto.

Outro ponto a ser melhorado é a central multimídia, que é muito simples e não traz a agilidade e funções encontradas no equipamento de alguns concorrentes.

Também senti falta da recarga sem fio de celulares, disponibilizada apenas como acessório, mas existe conectividade via Android Auto e Apple CarPlay.

Segurança

Toyota Corolla Cross XRX - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL

Esse é outro ponto forte do Corolla Cross. Todas as versões vêm equipadas com sete airbags e monitoramento da pressão dos pneus, bem como os obrigatórios freios ABS - sem contar os controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampa.

Além disso, as cinco configurações vêm de fábrica com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, bem como o pacote Toyota Safety Sense.

Esse pacote reúne vários recursos de assistência à condução: alerta de colisão com frenagem automática de emergência, controle de velocidade adaptativo (que mantém distância do veículo à frente), alerta de ponto cego, farol alto automático, alerta de tráfego traseiro e assistente de manutenção de faixa que corrige o volante.

Existem concorrentes ainda mais avançados, que acrescentam à receita equipamentos como leitura automática de placas de trânsito e controle de velocidade adaptativo que também funciona em congestionamentos e é capaz de frear totalmente o veículo. Mesmo assim, o Cross faz bonito no que se refere à segurança embarcada.

Mercado

Toyota Corolla Cross XRX - Murilo Góes/UOL - Murilo Góes/UOL
Imagem: Murilo Góes/UOL

Com 18.126 unidades emplacadas de janeiro a maio de 2023, o Corolla Cross é o sétimo SUV mais vendido, com 18.126 emplacamentos, logo atrás do Jeep Renegade (18.238), mas ainda distante do líder Compass, também da Jeep (26.012).

Considerando o preço e a quantidade de equipamentos de série, é um modelo bom de vendas e traz pelo menos três vantagens claras ante a concorrência: é o SUV híbrido mais acessível, considerando os modelos mais emplacados; traz consumo extremamente baixo na cidade com gasolina; e tem a confiabilidade e o elogiado pós-venda da Toyota.

Por R$ 210.990 na configuração mais cara, tem preço mais competitivo do que o do Compass Série S T270, opção topo de linha com motor flex e preço sugerido de R$ 233.790.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Mecânica
  • Motorização

  • 1.8, 16V, 4 cilindros, flex + dois elétricos

  • Combustível

  • Etanol / Gasolina

  • Potência (cv)

  • Cerca de 120 cv combinados

  • Torque (kgf.m)

  • 16,6 kgfm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 13 segundos

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 170 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 11,8 km/l (etanol) / 17,8 kgfm (gasolina)

  • Consumo estrada (km/l)

  • 9,7 km/l (etanol) / 14,7 (gasolina)

  • Câmbio

  • CVT

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos sólidos

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 225/50 R18

  • Rodas

  • 18 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.620

  • Comprimento (mm)

  • 4.460 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2.640 mm

  • Largura (mm)

  • 1.820 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1.450 kg

  • Porta-malas (L)

  • 440 litros

  • Tanque (L)

  • 32 litros

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • 10.000 km

  • R$ 475,90

  • 20.000 km

  • R$ 906

  • 30.000 km

  • R$ 816

  • 40.000 km

  • R$ 1.335

  • 50.000 km

  • R$ 723

  • 60.000 km

  • Não informada

  • Garantia

  • 5 anos sem limite de quilometragem (uso particular)

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Airbags para joelho do motorista

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

Sua fonte de informações para aqueles que estão procurando por um novo carro. Com textos detalhados e imparciais, essas avaliações apresentam os prós e contras de cada modelo, bem como informações sobre desempenho, consumo, conforto e segurança. Independentemente de estar procurando por um carro popular ou um modelo de luxo, essa coleção é uma referência essencial para quem deseja tomar a decisão correta.