PUBLICIDADE
Topo

Porsche 718 Cayman T evolui receita da diversão que está com dias contados

Vitor Matsubara

Colaboração para o UOL, de São Paulo (SP)

10/06/2022 04h00

Resumo da notícia

  • 718 Cayman T entrega desempenho de sobra
  • Versão é uma das opções de entrada da linha Cayman
  • Mesmo com projeto antigo, cupê de 300 cv ainda vende bem

Algumas coisas nem sempre acontecem do jeito que a gente espera. Isso ajuda a entender porque os carros esportivos tradicionais estão com os dias contados. Claro que eles não vão desaparecer, mas dificilmente continuarão existindo do jeito que nós estamos acostumados.

Enquanto os veículos não viram elétricos, ainda há tempo para desfrutar de carros como o Porsche 718 Cayman T. Leve, compacto e com motor central, ele é uma das raríssimas opções de esportivos "raiz" disponíveis no mercado. Está longe de ser barato, mas, se você tem condições de bancá-lo, a avaliação de UOL Carros mostra que o investimento valerá cada centavo.

Porsche 718 Cayman T

Preço

R$ 519.000
Carros
4,3 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Pontos Positivos

  • Desempenho
  • Design

Pontos Negativos

  • Ergonomia
  • Conectividade

Veredito

O 718 Cayman T é um esportivo à moda antiga - e justamente por isso está fadado à extinção. Leve, ágil e muito prazeroso de guiar, ele agrada quem procura desempenho acima de outras virtudes, como conforto e espaço interno. Quem compra o cupê nunca vai utilizá-lo como primeiro carro, e sim como o 'brinquedão' para se divertir nas horas livres. E pensando somente nessa finalidade, ele é uma ótima compra.

Design e espaço interno

O 718 Cayman está longe de ser uma novidade nas ruas, já que a geração atual foi lançada em 2016. Mesmo assim, seu poder de atração segue inabalado. Na versão T, o cupê é quase um ímã de olhares, especialmente na chamativa cor Amarelo Racing.

As proporções da carroceria foram pensadas para ser um legítimo esportivo: frente alongada, para-lamas abaulados (como nos melhores Porsche) e traseira curta. As belas rodas de 20 polegadas realçam a agressividade do 718 Cayman, que ainda vem com adesivos (que destoam um pouco do conjunto) na parte inferior das portas.

Como estamos falando de um esportivo legítimo, existe (pouco) espaço para duas pessoas. Quase nada pode ser acomodado atrás dos bancos e, embora tenha dois porta-malas, o 718 Cayman T não pode ser chamado de espaçoso.

Consumo e desempenho

718 Cayman T 1 - Divulgação - Divulgação
Motor 2.0 turbo entrega 300 cv e respostas de encher os olhos
Imagem: Divulgação

Mais interessante do que o visual é o desempenho. O motor 2.0 turbo entrega 300 cv e 38,9 kgfm de torque máximo. Graças aos 1.380 kg, a relação peso-potência é de 4,6 kg/cv.

Segundo a Porsche, o cupê precisa de 4,9 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e chega aos 275 km/h. Caso esteja com o pacote Sport Chrono, o Cayman T é ainda mais ágil: bastam 4,7 segundos para sair da imobilidade e atingir os 100 km/h, A velocidade máxima, porém, não muda.

Se existe um 'culpado' pelo desempenho de encher os olhos, este é o câmbio automatizado de dupla embreagem. Conhecida pela sigla PDK, a caixa é reconhecidamente uma das mais rápidas e eficientes da indústria automotiva. É impossível notar as trocas de marcha, que são feitas em alguns milissegundos. Poucas vezes vi uma transmissão que trabalha de forma tão entrosada com o motor.

O condutor pode optar entre quatro modos de condução: Normal, Individual, Sport e Sport Plus. Recomendo ativar o último modo apenas em pista para extrair o máximo do conjunto, mas vale a pena selecioná-lo só para ver como o Cayman T vira outro carro. Diversos parâmetros são alterados, desde as respostas da direção até a rigidez dos amortecedores. Existe ainda a função Sport Response, que configura motor e transmissão no modo mais esportivo por 20 segundos.

Diante disso tudo, convenhamos que seria até aceitável pensar em um consumo ruim. Mas não é que os números são bons? As médias são de 9 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada. Mas é claro que tudo depende do peso do seu pé direito...

Equipamentos

718 Cayman T 2 - Divulgação - Divulgação
Cabine entrega idade do projeto, mas cupê é bem equipado
Imagem: Divulgação

Fica difícil esconder a idade do 718 Cayman T. Basta olhar detalhes como a central multimídia: apesar de ter tela tátil e suporte aos sistemas operacionais Android Auto e Apple CarPlay, ela peca na interatividade e exibe uma interface pouco intuitiva. É uma situação completamente diferente dos modelos mais modernos da Porsche, como o Taycan e o novo Macan.

Mas vamos relevar esse "detalhe" porque o Cayman T tem um bom pacote de equipamentos. O cupê vem com ar-condicionado digital com duas zonas de regulagem de temperatura, sistema de vetorização de torque, destravamento das portas sem chave, regulagem da rigidez dos amortecedores, freio de estacionamento eletrônico, câmera de ré, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros e sistema start-stop.

Existe ainda o pacote Sport Chrono, que traz um cronômetro para medir os tempos das voltas em um track day. Vários dados de telemetria são armazenados em um aplicativo que pode ser acessado pelo smartphone. E claro que não é só, já que esse pacote também altera parâmetros mecânicos do carro, que fazem o esportivo ganhar agilidade.

Manutenção e segurança

718 Cayman T 3 - Divulgação - Divulgação
Cayman T não oferece assistências de condução
Imagem: Divulgação

A Porsche não divulga os custos das revisões, mas não é difícil imaginar que não deve ser tão barato manter um Cayman.

Assim como o Boxster, o cupê da linha 718 desliza ao não oferecer assistências de condução, como frenagem autônoma de emergência, alerta de colisão frontal e assistente de permanência em faixa de rolagem. Sendo assim, ele traz o 'básico' para um modelo de luxo. Ou seja, seis airbags e controles de estabilidade e de tração.

Concorrentes

718 Cayman T 4 - Divulgação - Divulgação
Sem rivais diretos, Cayman T reina absoluto na categoria
Imagem: Divulgação

O 718 Cayman T vive uma situação curiosa, já que não possui concorrentes diretos. A escolha lógica seria o Audi TT RS, mas o cupê não consta na tabela de preços da marca alemã.

Sendo assim, o BMW M440i Coupé surge como alternativa para o mesmo perfil de público, embora o modelo tenha proposta bastante diferente do Cayman T e custe mais caro. O cupê tem um motor 3.0 turbo de seis cilindros em linha, que entrega 387 cv e 50,9 kgfm. O preço sugerido em junho de 2022 é de R$ 604.950.

Mecânica
  • Motorização

  • 2.0, turbo, 4 cil.

  • Combustível

  • Gasolina

  • Potência (cv)

  • 300 cv

  • Torque (kgf.m)

  • 38,9 kgfm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 4,9 s

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 275 km/h

  • Consumo cidade (km/l)

  • 9 km/l

  • Consumo estrada (km/l)

  • 12,2 km/l

  • Câmbio

  • automatizado de dupla embreagem, 7 marchas

  • Tração

  • Traseira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Independente, McPherson

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos ventilados

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 235/35 R20

  • Rodas

  • 265/35 R20

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1276 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4379 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2475 mm

  • Largura (mm)

  • 1801 mm

  • Ocupantes

  • 2

  • Peso (kg)

  • 1380 kg

  • Porta-malas (L)

  • 150 l / 272 l

  • Tanque (L)

  • 54 l

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Bloqueio do diferencial