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Novo VW Virtus mostra que sedãs ainda podem ser 'jovens'; veja a análise

Guilherme Menezes

Do UOL, em São Paulo

01/08/2023 04h00

A renovação fez muito bem ao Volkswagen Virtus. Agora, tem linhas que reforçam bem mais a sua presença, mas sem estragar a essência do seu visual mais "sóbrio". Além disso, adicionou itens mais modernos, cresceu e até ganhou novas versões para incomodar o segmento dos sedãs médios. Na avaliação de hoje, escolhemos a versão que se propõe unir mais equipamentos, por menos: a Highline (R$ 133.990).

Abaixo apenas da Exclusive (R$ 147.790) - que adiciona motorização 1.4 TSi, rodas de 18 polegadas, seletor de modos de condução, aerofólio traseiro e acabamento exclusivo - a Highline dos nossos testes traz todos os itens de segurança e conectividade, além de todas as superfícies em preto brilhante na carroceria.

Atualmente, o rival que chega mais perto do sedan da marca alemã é o Honda City Touring (137 mil), especialmente na parte de equipamentos. Ainda assim, a abordagem de cada um é um pouco diferente - e, como verão a seguir, o Virtus até consegue dialogar um pouco mais com um público mais jovem.

Será que isso é o bastante para "rejuvenescer" o apelo do seu segmento, que foi sempre mais procurado por um público mais maduro? Mesmo que essa missão possa até não ser exatamente a que a Volkswagen tenha idealizado para o carro dos nossos testes, se ele tiver o potencial para conseguir algo assim, geraria um efeito bem interessante no mercado tomado pelos SUVs, não é mesmo? Vamos descobrir mais detalhes a seguir.

Volkswagen Virtus Highline

Preço

R$ 133.990
Carros
4,6 /5
USUÁRIOS
5,0 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

Pontos Positivos

  • Dirigibilidade
  • Consumo
  • Design

Pontos Negativos

  • Poderia ter mais materiais sensíveis ao toque no interior
  • É um pouco mais duro do que outros sedãs em solos irregulares
  • Alças do porta-malas podem comprometer um pouco a acomodação das bagagens

Veredito

O Volkswagen Virtus é uma das provas de que é possível encontrar um bom sedã (nas funções que são pensados para melhor executar), mas sem abrir mão de elementos mais espirituosos. Tanto no design quanto na dirigibilidade, mostra bom refinamento e, inclusive, características mais joviais. Ainda peca um pouco na oferta de acabamentos sensíveis ao toque no interior. Além disso, alguns dos seus rivais ainda podem ser mais macios nas buraqueiras. De todo modo, a versão testada é o equilíbrio ideal entre preço, equipamentos, segurança e as virtudes instigantes que mencionamos.

Design

Como já adiantamos, a renovação fez muito bem ao modelo. Agora está 79 mm mais comprido do que o anterior (por causa da nova dianteira), além de exibir novas linhas que inspiram mais esportividade.

Além dos frisos mais destacados, abusa dos black pianos para conferir mais sofisticação. É bem difícil de encontrar algum ângulo "feio" do carro

Além dos faróis de LED afilados, vemos uma silhueta que destaca bastante o comprimento total do carro. Além disso, suas rodas de 17 polegadas mesclam cores para explorar um pouco mais a impressão de movimento.

Na traseira, o nome do carro agora está escrito por extenso, bem no meio da tampa, enquanto as lanternas de LED demarcam a assinatura luminosa

No interior é onde vemos que, apesar de preservar um pouco as linhas sóbrias, não deixou de investir nas superfícies. Agora, elas são tingidas com diferentes tons.

Outro elemento que domina o visual é o aspecto das telas do interior. Com esses itens, se aproximam até de modelos de segmentos mais premium

Vida a bordo

Os seus 4.561 mm de comprimento, 1.752 mm de largura, 1.507 mm de altura e 2.651 mm de entre eixos contribuem bastante para o espaço interno - tanto para pessoas, quanto para as malas

É possível usufruir de uma boa profundidade do porta-malas (totalizando 521 litros), ainda que ele não esconda as hastes que dão suporte à tampa - algo que pode acabar comprometendo o fechamento, caso objetos sejam posicionados nas laterais do compartimento

Para os passageiros, o espaço também favorece a acomodação. Não é o que mais permite liberdade para três ocupantes na fileira de trás (quando falamos de sedãs em geral), mas dentro do seu segmento é um dos melhores. Além disso, recebe ponto positivo pelas saídas de ar traseiras e oferta de carregamento a cabo para celulares

O que também ajuda bastante é que tem ótimo isolamento acústico. Entretanto, infelizmente não vem com qualquer revestimento macio nos painéis laterais traseiros - enquanto que, na dianteira, só é possível percebê-los nos apoios para os cotovelos

Ergonomia e dirigibilidade

A suspensão tem um bom compromisso entre conforto e precisão (mas ainda tende mais a este último aspecto). Os bancos, por sua vez, mantêm muito bem a postura dos ocupantes, pelo fato de que a rigidez da espuma seja um pouco maior do que a média

Já que a ergonomia é uma das melhores do segmento, é possível encontrar uma ótima posição ao volante, ao mesmo tempo que proporciona uma acomodação confortável. Por isso que a suspensão não precisa nem ser tão macia para garantir viagens tranquilas

Por ter boa rigidez estrutural, pudemos sentir que o sedan contorna curvas com boa previsibilidade e agilidade. Em mudanças rápidas de dirigibilidade, notamos que a carroceria é bem equilibrada. Tudo isso também tem boa relação com a boa estabilidade em velocidades de cruzeiro mais elevadas

Consumo e desempenho

A redução de potência na motorização 1,0 TSi não atingiu a versão testada, que mantém os seus 128 cv e 20,4 kgfm. Junto do câmbio automático de seis marchas, isso é o bastante para acelerar até 100 km/h em 10 segundos e chegar aos 196 km/h

Segundo o Inmetro, faz bons 8,5 km/l (cidade) e 10,7 km/l (estrada) com etanol, ou 12,2 km/l (cidade) e 15,2 km/l (estrada) com gasolina

Notamos apenas uma característica que poderia melhorar, na parte de desempenho. Mesmo com o câmbio no modo esportivo, notamos que, às vezes, demora um pouco para reagir, logo que afundamos o pé no acelerador.

De todo modo, a transmissão passa as marchas com rapidez e suavidade

Equipamentos e segurança

Além de ter recebido 5 estrelas (de 5) no teste de colisão do Latin NCap (que, até a data desta publicação, foi o mais recente divulgado pelo órgão de segurança veicular), vem equipado com seis airbags, faróis e lanternas em LED, painel de instrumentos digital, piloto automático, volante multifuncional e carregador de celular por indução

Como se não bastasse, adiciona ar-condicionado digital, sistema Start&Stop, auxílio de partida em rampas, frenagem autônoma de emergência (inclusive em manobras de estacionamento), câmera de ré, bancos de couro, rodas de 17 polegadas, acendimento automático dos faróis, central multimídia VW Play de 10,25 polegadas, sensor de chuva e retrovisores elétricos e cluster digital de 8 polegadas

Mecânica
  • Motorização

  • 1.0 com turbocompressor e injeção direta

  • Combustível

  • Flex

  • Potência (cv)

  • 128

  • Torque (kgf.m)

  • 20,4

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • 10

  • Velocidade máxima (km/h)

  • 196

  • Consumo cidade (km/l)

  • 8,5 km/l (etanol) e 12,2 km/l (gasolina)

  • Consumo estrada (km/l)

  • 10,7 km/l (etanol) e 15,2 km/l (gasolina)

  • Câmbio

  • Automático de 6 marchas

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Eixo de torção

  • Freios Dianteiros

  • Discos

  • Freios Traseiros

  • Discos

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 205/50

  • Rodas

  • 17 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.507

  • Comprimento (mm)

  • 4.561

  • Entre-eixos (mm)

  • 2.651

  • Largura (mm)

  • 1.752

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1.161

  • Porta-malas (L)

  • 521

  • Tanque (L)

  • 52

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Entrada Auxiliar

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Desembaçador Traseiro

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Sensor de pontos cegos

  • Alerta de colisão

  • Faróis com regulagem de altura

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