Audi e-tron Sportback: elétrico de meio milhão é "puro prazer" ao volante
Depois do e-tron, chegou a vez de a versão SUV cupê do modelo elétrico da Audi ser lançada no mercado brasileiro. O e-tron Sportback tem carroceria com coluna C inclinada, mesma fórmula usada por utilitários-esportivos como BMW X4 e Mercedes-Benz GLC - que têm porte semelhante, mas usam motores a combustão.
Segundo dos quatro carros elétricos que a Audi lançará no Brasil até 2022 - virão ainda e-tron GT e o e-tron Sportback S -, a novidade tem duas versões. Ambas trazem dois propulsores a eletricidade, um na frente e outro atrás, que são alimentados por uma bateria de 95 kWh e 36 módulos. A potência é de 408 cv.
A opção de entrada tem preço sugerido de R$ 511.990. Já a Performance Black, topo de linha e avaliada por UOL Carros, custa R$ 551.990.
O e-tron de topo traz muitos diferenciais estéticos, como os bancos esportivos de Alcântara, as exclusivas rodas de 21 polegadas e pinças de freio na cor laranja. Há ainda o sistema de som premium da Bang & Olufsen.
Será que o carrão vale meio milhão de reais? Confira a avaliação abaixo
Audi e-tron Sportback
Preço
R$ 551.990Pontos Positivos
- Dirigibilidade
- Tecnologia
Pontos Negativos
- Preço de opcionais
- Estacionar com painel virtual
Veredito
O e-tron Sportback é um carro que pode parecer apenas uma aposta em um apelo visual mais esportivo, como todo SUV cupê. Mas ele vai além. Se guiar um SUV elétrico como o e-tron e o Mercedes-Benz EQC já é puro prazer, o novo modelo ultrapassa esse conceito ao oferecer uma "pegada" muito próxima à de um hatch baixo. Uma boa aposta elétrica no prazer de dirigir.
Esteticamente, o teto rebaixado é a principal diferença do Sportback para o e-tron com carroceria de SUV convencional - primeiro elétrico da Audi, lançado no Brasil no início do ano. Essa solução, porém, não tem efeito apenas visual.
A coluna C baixa tem também função aerodinâmica. Graças a ela, o coeficiente aerodinâmico, que o SUV é de 0,27, foi para 0,25 no SUV cupê. Esse número é obtido com os retrovisores virtuais (leia detalhes abaixo), item opcional na versão Performance Black.
Graças a essa solução, a autonomia no e-tron Sportback é de 446 km, de acordo com informações da Audi. São 10 km a mais que no e-tron. Outros apêndices aerodinâmicos são as entradas que direcionam ar para as rodas e a grade, parte aberta e parte fechada.
Se o e-tron já é um SUV com centro de gravidade baixo, principalmente por causa da bateria sob o assoalho, o Sportback vai além. O SUV cupê é ainda mais estável e grudadinho no chão. Nele, a impressão é de estar ao volante de um hatch pesadão (são mais de 2,6 toneladas, sendo 700 kg apenas da bateria), tamanha a estabilidade.
A carroceria não balança em alta velocidade nem inclina em curvas. Para esse desempenho, contribuem também a direção elétrica e as suspensões muito bem ajustadas.Desenho, cabine e espaço interno
O visual da dianteira do carro é idêntico ao do SUV e-tron. Na versão Performance Black, há grade escurecida e octagonal, alinhada à nova identidade da Audi. Os faróis são full-LEDs, mas a opção de topo pode receber opcionalmente o recurso antiofuscamento Matrix.
Neles, há uma assinatura com barras paralelas que é exclusiva da linha e-tron. Lateralmente, além das rodas esportivas de 21 polegadas, chama a atenção o conector para recarga. Sua tampa, com abertura elétrica, é destravada na chave e tem entradas AC (corrente lenta) e DC (corrente rápida).
Uma faixa preta sob as portas indica o lugar que é ocupado pelas baterias sob o assoalho. Atrás, o carro tem lanternas interligadas, que também caracterizam os novos modelos da Audi. Ante o do e-tron, o porta-malas do Sportback perdeu 45 litros, por causa da coluna C inclinada. O compartimento tem 555 litros.
Na frente, há um pequeno compartimento de bagagem, no qual dá para acomodar uma mochila média. Tem 60 litros de capacidade. Por dentro, chamam a atenção os bancos revestidos de Alcântara com textura de escama, além de couro nas laterais.
Os ajustes para os dois bancos da frente são elétricos. O acabamento interno é caprichado mas, para um carro de mais de R$ 550 mil, as portas deveriam ser mais emborrachadas na parte de cima. Já os paineis trazem revestimento de alumínio trabalhado que lembra aço escovado, uma exclusividade da gama e-tron.
A parte da frente da cabine tem três telas: a do quadro de instrumentos virtual, a da central multimídia e, abaixo dela, um monitor para executar funções como o ajuste do ar-condicionado. Esse sistema tem quatro zonas, sendo duas atrás - com comandos por meio de uma telinha digital.
Apesar de o assoalho ser quase plano na parte de trás da cabine, o passageiro do meio fica mal acomodado, se for muito alto. É que o console em que está a tela do ar-condicionado é projetado para a frente, "brigando" com as pernas de quem ocupa essa parte do carro.
Como a coluna C é inclinada, há menos espaço para a cabeça, no Sportback, que no e-tron. Ainda assim, passageiros com altura até 1,80 metro ficam bem acomodados. O SUV cupê tem 4,68 metros de comprimento e 2,86 m de distância entre os eixos.
No e-tron Sportback, a alta potência importa menos que o torque. Enquanto nos carros a combustão, sejam eles aspirados ou turbo, a força é entregue a partir de uma determinada rotação, no modelo elétrico os 67,7 mkgf são entregues instantaneamente, a partir do momento em que o motorista começa a pressionar o pedal do acelerador.
O resultado é uma arrancada muito rápida. O e-tron Sportback impressiona pela agilidade no início da aceleração. De acordo com informações da Audi, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. A velocidade máxima é de 200 km/h. Os dados de desempenho são os mesmos do e-tron.
Quanto à recarga, leva 40 minutos de zero a 80% em uma estação de 150 kWh, ainda rara no Brasil. Em uma de 11 kWh - o carro vem com um adaptador para essa capacidade, que precisa ser instalado em 380V e 32A -, são cerca de oito horas.
Em tomadas tipicamente caseiras - 110V ou 220V -, com 2 kWh, o processo de recarga pode levar mais de 24 horas. Durante a avaliação, o consumo médio foi de 4,5 km/kw.
O e-tron tem um sistema inteligente para economizar bateria. Em saídas leves e velocidade constante, apenas o motor traseiro entra em ação. Já quando há necessidade de aceleração, o dianteiro também passa a funcionar.
Tecnologia é um ponto forte do e-tron, embora muitos dos sistemas avançados oferecidos sejam caríssimos opcionais. Um dos exemplos são os retrovisores virtuais, que custam R$ 13 mil.
O recurso é excelente para fazer mudanças de faixa no trânsito, pois as câmeras que substituem os retrovisores projetam em telas na porta imagens em alta resolução, e eliminam os pontos cegos. Mas, para estacionar, o sistema mais atrapalha do que ajuda, pois os objetos parecem estar muito mais próximos do que a realidade, o que atrapalha o motorista.
As duas versões do e-tron saem de fábrica com itens como controlador de velocidade adaptativo (ACC), câmeras 360, teto solar panorâmico, cabine com iluminação personalizável e fechamento elétrico do porta-malas, entre outros itens.
Entre os opcionais, além dos retrovisores virtuais e dos faróis Matrix (R$ 13 mil), há itens como leitor de faixas capaz de executar movimentos no volante para manter a direção em algumas situações (R$ 8 mil).
Já o pacote tecnológico, por R$ 26 mil, traz itens como Head Up Display, que projeta informações do quadro de instrumentos no para-brisa, assistente de visão noturna e Pré-Sense (prepara o carro se "perceber" a iminência de uma colisão).
Motorização
Dois motores elétricos, bateria de 95 kWh
Combustível
Elétrico
Potência (cv)
408 cv (combinada) - 184 cv (diant.) / 222 cv (tras.)
Torque (kgf.m)
67,7 kgfm (combinado) - 31,5 kgfm (diant.) / 36,2 kgfm (tras.)
Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)
6,6 s (normal) / 5,7 s (função boost)
Velocidade máxima (km/h)
200 km/h (limitada eletronicamente)
Consumo cidade (km/l)
n/d
Consumo estrada (km/l)
n/d
Câmbio
automático, 1 marcha
Tração
integral
Direção
elétrica
Suspensão Dianteira
independente, multilink
Suspensão Traseira
independente, multilink
Freios Dianteiros
discos ventilados
Freios Traseiros
discos sólidos
Pneus
265/45 R21
Rodas
21 polegadas
Altura (mm)
1616 mm
Comprimento (mm)
4901 mm
Entre-eixos (mm)
2928 mm
Largura (mm)
2043 mm
Ocupantes
5
Peso (kg)
2655 kg
Porta-malas (L)
555 l + 60 l (diant.)
Tanque (L)
446 km (ciclo WLTP)
10.000 km
n/d
20.000 km
n/d
30.000 km
n/d
40.000 km
n/d
50.000 km
n/d
60.000 km
n/d
Seguro
n/d
Garantia
4 anos
Airbags Motorista
Airbags Passageiro
Airbags Laterais
Airbags do tipo Cortina
Airbags para joelho do motorista
Controle de Estabilidade
Controle de Tração
Freios ABS
Distribuição Eletrônica de Frenagem
Ar-Condicionado
Travas Elétricas
Ar Quente
Piloto Automático
Volante com Regulagem de Altura
Vidros Elétricos Dianteiros
Vidros Elétricos Traseiros
Central Multimídia
Rádio FM/AM
Entrada USB
Entrada Auxiliar
Banco de Couro
Banco do motorista com ajuste de altura
Bancos com ajustes elétricos
Desembaçador Traseiro
Teto Solar
Computador de Bordo
Acendimento automático dos faróis
Faróis de neblina
Frenagem autônoma de emergência
Sensor de pressão dos pneus
Sensor de pontos cegos
Abertura elétrica do porta-malas
Faróis com regulagem de altura
Sistema de estacionamento autônomo
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