Bloco da Pabllo em SP: portaria determina distribuição de água em eventos

O Bloco da Pabllo, que acontecia no Ibirapuera, zona sul de São Paulo, precisou ser encerrado antes do previsto devido a tumulto e registro de foliões passando mal. Com o calor, a própria equipe da cantora chegou a distribuir água aos foliões.

Em novembro, após morte de fã da cantora Taylor Swift, no Rio de Janeiro, o então ministro da Justiça, Flávio Dino, determinou a permissão da entrada de garrafas de água em shows, a distribuição de embalagens com água e a instalação de "Ilhas de hidratação" de fácil acesso nos eventos.

A portaria em questão, que tem validade até o dia 18 de fevereiro, estabeleceu "estratégias destinadas à proteção da saúde dos consumidores em shows, festivais e quaisquer eventos expostos ao calor, em períodos de alta temperatura e dá outras providências."

A previsão do tempo indicava altas temperaturas durante o Carnaval de rua de São Paulo. Os termômetros só devem cair um pouco apenas na Quarta-feira de Cinzas, quando a variação ficará entre 21ºC e 27ºC, também com possibilidade de chuva.

A reportagem de Splash questionou a Prefeitura de São Paulo sobre as medidas adotadas para amenizar os efeitos do calor nos foliões, mas não obteve retorno até o momento. O espaço permanece aberto.

Já a equipe de Pabllo informou que, "em função do calor", a artista tomou a decisão de pausar o trio, após "avistar pessoas passando mal e cedeu a corda para facilitar o trabalho do Corpo de Bombeiros". A apresentação chegou a ser retomada, mas foi encerrada por definitivo após algumas músicas, conforme apurou a reportagem.

O que motivou portaria de Dino

Família de Ana Clara Benevides posou com Taylor Swift nos bastidores do último show em São Paulo
Família de Ana Clara Benevides posou com Taylor Swift nos bastidores do último show em São Paulo Imagem: Reprodução/Twitter/@updateswiftbr

Continua após a publicidade

O então ministro da Justiça, Flávio Dino, publicou a portaria que prevê a distribuição de água após a estudante de psicologia Ana Clara Benevides, 23, morrer após passar mal antes do show de um show de Taylor Swift, no Rio de Janeiro, em novembro de 2023. A causa da morte de Ana Clara Benevides foi uma parada cardiorrespiratória.

Em contato com Splash, Weiny Machado, pai da jovem, afirmou que pode ter havido, sim, negligência de alguma parte na morte de sua filha, a estudante de psicologia Ana Clara Benevides, 23, que passou mal, segundo amigos, por causa forte calor no primeiro dia do show de Taylor Swift no Rio de Janeiro.

Nada vai trazer minha filha de volta. O que eu posso dizer é que teve negligência em alguma parte. Não sei se foi por causa da falta de água que provocou vários desmaios. Não sei se pela proibição de entrar com água e faltou. Agora estou indo para Rio de Janeiro para trazer o corpo da minha filha. Weiny Machado, pai da jovem

T4F, organizadora da turnê de Taylor Swift no Brasil, emitiu nota lamentando o episódio. "É com muita tristeza que informamos o falecimento de Ana Clara Benevides Machado, 23 anos. Na noite de ontem, Ana Clara se sentiu mal e foi prontamente atendida pela equipe de brigadistas e paramédicos, sendo encaminhada ao posto médico do Estádio Nilton Santos para o protocolo de primeiros socorros. Diante do quadro, a equipe médica optou pela transferência ao Hospital Salgado Filho, onde, após quase uma hora de atendimento emergencial, infelizmente veio a óbito. Aos familiares e amigos de Ana Clara Benevides Machado nossos sinceros sentimentos."

Deixe seu comentário

Só para assinantes