Topo

CarnaUOL

'Pior jurado da história da Sapucaí' não deu nenhuma nota 10

Adilson Gomes Oliveira ficou conhecido como o "pior jurado da história da Sapucaí" - Reprodução/TV Globo
Adilson Gomes Oliveira ficou conhecido como o 'pior jurado da história da Sapucaí' Imagem: Reprodução/TV Globo

Do UOL, em São Paulo

22/02/2023 18h00Atualizada em 23/02/2023 11h26

Em 2004, um jurado surpreendeu o público e as agremiações ao distribuir notas relativamente baixas para as escolas de samba do Rio de Janeiro.

Naquele ano, Adilson Gomes Oliveira, um dos jurados do Grupo Especial no quesito Conjunto, foi o único a não dar nem uma nota dez. As notas de Adilson variaram de 7,8 a 9,9.

Algumas das notas dele, aliás, foram bem abaixo das distribuídas pelo restante do júri. Ele deu a nota mais baixa da São Clemente, que foi rebaixada naquele ano, por exemplo: 8,2.

Como era de se esperar, a quadra se agitou ao ouvir as avaliações. Integrantes das escolas de samba soltaram gritos de surpresa e revolta durante a leitura das notas.

"Só tem ladrão nessa porr*", gritou um membro da Mangueira durante a transmissão da apuração. A escola havia recebido duas notas 10 e um 9,8 no quesito antes de receber um 9,4 de Adilson.

Ele também foi responsável pela nota mais baixa dada à Beija-Flor, campeã daquele ano: 9,7. Só outra jurada deu a mesma nota à escola na ocasião: Ana Bernachi, do quesito Alegorias e Adereços.

Criterioso, Adilson ficou conhecido como um dos jurados mais duros da história da Sapucaí.

Veja como foi a leitura das notas:

Novo jurado "carrasco" fez público relembrar Adilson

Em 2020, Fernando Lima, jurado de Alegorias e Adereços, fez o povo se lembrar de Adilson Gomes Oliveira: também não distribuiu nenhuma nota 10.

"O jurado Fernando representou o senhor Adilson na apuração de 2004", brincou uma internauta, na ocasião.

"Reviravolta: Fernando é filho do Adilson Gomes Oliveira", escreveu outra.

Naquele ano, porém, o cenário era outro: o regulamento fez com que a maior e a menor nota de cada quesito fossem descartadas, diferente de como ocorreu na época de Adilson. Portanto, algumas notas do "carrasco" foram desconsideradas durante a apuração.

Famosos acompanham apuração de desfiles do Carnaval no Rio 2023

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do informado, a menor nota dada por Adilson Gomes Oliveira foi 7.8 e não 7.9. A informação foi corrigida.

CarnaUOL