Topo

CarnaUOL

Terceiro Milênio terá fantasia que satiriza pedidos de intervenção militar

Flávio Ismerim

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/02/2023 12h00

A escola de samba paulistana Estrela do Terceiro Milênio terá uma ala cuja fantasia tirará sarro dos pedidos de intervenção militar no seu desfile do Carnaval 2023.

Vinda do bairro do Grajaú (zona sul de São Paulo), a agremiação estreia esse ano no Grupo Especial e trará o enredo "Me Dê a Sua Tristeza Que Eu Transformo Em Alegria", que contará a história do humor ao longo dos séculos e trará referências a grandes artistas da história do riso.

A fantasia faz referência à revista norte-americana Mad, que se notabilizou por fazer sátiras de todas as figuras públicos e não poupar ninguém. "Ela tinha esse personagem que aparecia em todas as capas debochando de tudo, do papa ao presidente", explica o carnavalesco da escola Murilo Lobo.

Ele usa da licença poética para projetar que tipo de capa a Mad faria se ainda estivesse em circulação no Brasil. Os componentes que desfilarão nessa ala vão vestir uma farda do exército, um nariz de palhaço e um costeiro que faz alusão ao Brasão da República.

Certamente se ela tivesse ainda nas bancas, em versões atuais, ela faria essa capa que é essa grande palhaçada de imaginar que o exército deveria assumir a presidência da república. O humor gosta de botar o dedo na ferida. Murilo Lobo

A Estrela do Terceiro Milênio tem como símbolo um coruja e seu presidente de honra é o presidente da Câmara dos Vereadores de São Paulo, Milton Leite.

No desfile de 2022, a escola do Grajaú foi a campeã do Grupo de Acesso com pontuação máxima e conquistou o direito de desfilar no Grupo Especial com o enredo "Ô abre alas que elas vão passar". O cortejo do ano passado foi uma grande homenagem à luta e à resistência das mulheres.

Estreando no Grupo Especial, a Estrela do Terceiro Milênio será a primeira escola a entrar na pista do Sambódromo do Anhembi no sábado de Carnaval (18).

CarnaUOL