Topo

'Minari': Yuh-Jung Youn fez fama com 'mulheres fatais' na Coreia do Sul

Yuh-Jung Youn
Yuh-Jung Youn
Getty Images

De Splash, em São Paulo

26/04/2021 13h22

Em "Minari", o pequeno David (Alan Kim) reclama que a avó, Soonja, não é uma "avó de verdade", já que ela é desbocada e não cozinha. Mas até o fim do filme, a vovó interpretada por Yuh-Jung Youn ganha o coração do menino e o de quem está assistindo.

Isso não é spoiler, vai.

Pois não foi diferente com os votantes do Oscar.

Yuh-Jung saiu com o prêmio de melhor atriz coadjuvante —o primeiro vencido por uma atriz sul-coreana na história da premiação.

Continua depois da publicidade

A veterana de 73 anos, aliás, é bem conhecida em seu país natal, onde construiu uma carreira de mais de cinco décadas. A seguir, vamos contar um pouco de sua história:

Atuando por acidente

Yuh-Jung começou na televisão quase ao acaso. Durante uma visita a uma emissora de TV, ela foi convidada para distribuir brindes à plateia de um programa infantil.

Depois, vieram outros trabalhos parecidos, até que ela fez um teste para uma série dramática. Deu certo: em 1967, ela fez sua estreia em "Mister Gong".

'Femmes fatales'

Mas foi em 1971 que a atriz alcançou o estrelato, depois de viver uma "mulher fatal" no filme "Woman of Fire", de Kim Ki-young, e de protagonizar o drama histórico "Jang Hui-bin", em que interpretou uma concubina homônima que viveu no século 17.

Continua depois da publicidade

Yuh-Jung caiu nas graças do público com seu jeito rápido de falar, e nos anos seguintes acumulou papéis em outros filmes e séries.

Divulgação - Divulgação
Yuh-jung Youn (à esquerda) em 'Woman of Fire' (1971)
Imagem: Divulgação

Pausa e machismo

Em 1974, ela deu uma pausa na carreira ao se casar com o cantor Young-nam Jo, com quem se mudou para os Estados Unidos e teve dois filhos. O casal retornou à Coreia do Sul cerca de dez anos depois, e se separou em 1987.

Nesse momento, Yuh-Jung retomou sua carreira, mas não sem dificuldades. Em entrevista ao jornal "The New York Times", ela disse ter encontrado resistência por parte do público.

As pessoas ligavam [para a emissora] e falavam 'ela é uma divorciada, não deveria estar na TV'. Agora eles gostam muito de mim. Isso é muito estranho, mas humano.
Continua depois da publicidade

Foi a partir daí que ela atuou em produções como como "The Housemaid" (2010), que lhe rendeu alguns prêmios de melhor atriz coadjuvante na Ásia, e "The Taste of Money" (2012), em que interpretava uma mulher poderosa que assediava seu assistente. Este chegou a concorrer no Festival de Cannes.

Divulgação - Divulgação
Yuh-jung Youn (à esquerda) em 'The Taste of Money' (2012)
Imagem: Divulgação

Agora, ela diz que tudo valeu a pena.

Eu sofri com papéis pequenos e as pessoas me odiando. Eu pensei em desistir ou voltar para os Estados Unidos. Mas estou viva e finalmente gostando de atuar.
ao 'New York Times'