Topo

Libertadores - 2020

Conmebol oferece Libertadores a 4 rivais da Globo e quer fechar em breve

Gabigol finaliza para marcar pelo Flamengo contra o River Plate na final da Libertadores de 2019 - Rodrigo Coca/Conmebol
Gabigol finaliza para marcar pelo Flamengo contra o River Plate na final da Libertadores de 2019 Imagem: Rodrigo Coca/Conmebol

Gabriel Vaquer e Marcel Rizzo

Do UOL, em Aracaju e Fortaleza

18/08/2020 09h43

A Conmebol acelera as conversas para fechar o quanto antes os direitos de transmissão da televisão de Libertadores e Copa Sul-Americana para o Brasil após Globo e DAZN rescindirem seus respectivos contratos. A entidade ofereceu seus dois torneios para todos os canais de TV aberta do país, incluindo a própria emissora carioca.

A reportagem do UOL Esporte apurou que a Globo conversa para chegar em um acordo por valores mais baixos do que pagava. A emissora rescindiu o contrato que tinha para transmitir a Libertadores como consequência da crise econômica gerada pela pandemia do coronavírus. Mas a Conmebol ofereceu a competição para todas as redes as grandes TVs do país. Uma delas é a RedeTV!, que já recebeu a proposta e avalia a questão. Record, SBT e Band também foram sondadas.

Além disso, players do mercado digital também foram procurados. Nesse nicho, a Conmebol também possui contrato com o Facebook para a Libertadores, e o maior interesse nessa área é acertar também para a Copa Sul-Americana. A pandemia também foi a causa da rescisão do Dazn.

Ideia é fechar rapidamente sem licitação

A ideia da entidade é fechar acordos já esta semana, após reuniões com as empresas que mais se interessaram. O processo de venda é conduzido diretamente pela Conmebol junto à empresa IMG. Apesar do desejo da entidade, uma licitação foi descartada pelo pouco tempo que se tem até o reinício da competição, marcado para setembro.

A Conmebol teme não conseguir fechar um acordo de TV aberta, e uma licitação tornaria o processo ainda mais demorado. A entidade considera negociar direitos de transmissão com mais de uma empresa, já que a competição ainda tem muitos jogos pela frente.

Para a Conmebol, é interessante conseguir um valor razoável de duas empresas porque o patamar do valor acumulado no fim seria parecido com o que a entidade atingia antes da pandemia do novo coronavírus com os contratos firmados com Globo e DAZN. Ou seja, a quebra de exclusividade seria benéfica nesse momento.

Outro ponto é o tempo de contrato. A Conmebol considera oferecer prazos mais longos que os padrões atuais. Os acordos de Globo e DAZN iriam até o fim de 2022, assim como o atual acordo com a Disney para seus canais de esporte - a Fox Sports já transmite a competição, e a ESPN também deve fazê-lo futuramente.