Topo

Flamengo segura Defensa y Justicia e arranca vitória em estreia de Renato

Michael comemora gol do Flamengo contra o Defensa y Justicia pela Libertadores - Florencio Varela/Getty Images
Michael comemora gol do Flamengo contra o Defensa y Justicia pela Libertadores Imagem: Florencio Varela/Getty Images

Leo Bulá

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/07/2021 23h23

Em noite de estreia de Renato Gaúcho no comando, o Flamengo venceu hoje (14) o Defensa y Justicia por 1 a 0, em jogo válido pelas oitavas de final da Libertadores. Com um gol de Michael, o Rubro-negro conseguiu importante vantagem no Estádio Norberto Tomaghello e deixou a cidade de Florencio Varela mais perto da vaga.

O triunfo dos cariocas veio em uma jornada pouco inspirada da equipe, que teve muitos problemas técnicos e ainda se ressente de desfalques de nomes como Rodrigo Caio, Diego, Willian Arão e Bruno Henrique.

Com o resultado, os rubro-negros jogam por um empate para seguirem para as quartas de final. O duelo decisivo será na próxima quarta-feira (21), às 21h30, e deve ser disputado no Mané Garrincha.

Flamengo arranca vitória

Em uma noite em que foi amplamente dominado pelo rival, o Flamengo contou com uma dose de sorte para vencer na Argentina. Previsível e sem mobilidade, o time foi presa fácil e fez uma de suas partidas mais pobres em muito tempo. Com os setores espaçados, o Fla caiu na armadilha da marcação do Defensa e abusou do direito de errar passes. Não fosse por Diego Alves, dificilmente deixaria a partida com a importante vitória

Defensa não marca e é castigado

Disposto a pressionar o Flamengo desde o início, o Defensa y Justicia tentou empurrar o rival para seu campo de defesa e forçá-lo ao erro. A estratégia funcionou e os donos da casa conseguiram neutralizar o Fla com uma defesa sólida e um time que saía em velocidade e com muitos jogadores para atacar. A equipe de Beccacece criou, chegou ao gol de Diego Alves, mas desperdiçou as chances e deixou o campo com um resultado amargo.

Renato: pé quente em noite ruim
Renato - Florencio Varela/Getty Images - Florencio Varela/Getty Images
Imagem: Florencio Varela/Getty Images

Em sua estreia pelo Fla, o técnico Renato Gaúcho modificou a forma do time jogar e, apesar de um jogo fraco da equipe, acabou premiado com a vitória. O time teve muita dificuldade para sair jogando e sentiu as atuações ruins da dupla de zaga e dos dois volantes. Com a equipe descoordenada, Arrascaeta e Everton Ribeiro ficaram presos na muralha do rival. Isolado, Gabigol praticamente não participou do jogo.

Michael se destaca e salva o Fla

Mais uma vez, o atacante Michael foi o melhor rubro-negro em campo. Único jogador a fazer o Flamengo sair um pouco de seu campo, infernizou a zaga argentina e foi premiado com um gol que salvou os rubro-negros. A outra figura do time foi Diego Alves, que não foram bem com o jogo com os pés, mas fez defesas decisivas para o triunfo.

Isolado, Gabigol sofre
Gabigol - Staff Images/Conmebol - Staff Images/Conmebol
Imagem: Staff Images/Conmebol

De volta após um longo período a serviço da seleção brasileira, Gabigol não viveu grande noite. O desempenho abaixo da média do goleador se deveu muito ao restante do time, que jogou de forma espaçada e teve dificuldades na articulação de jogadas. Em sua única chance, foi parado por Unsain.

Cronologia

Aos 22 minutos do primeiro tempo, Michael chutou, a bola resvalou no zagueiro e matou Unsain. Foi o único gol da partida.

Manto novo

O jogo na Argentina marcou a estreia da nova camisa branca do Flamengo, que ainda não havia sido usada pela equipe principal. A peça tem alusões ao título do Mundial de 1981.

FICHA TÉCNICA

DEFENSA Y JUSTICIA X FLAMENGO

Motivo: Copa Libertadores
Data: 14 de julho de 2021
Local: Estádio Norberto Tomaghello, em Florencio Varela (ARG)
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Eber Aquino(PAR)
Assistentes: Eduardo Cardozo (PAR) e Jonny Bossio (PER)
VAR: Diego Haro (PER)
Gols: Michael, aos 22 minutos do primeiro tempo
Cartões amarelos: Hugo Moura, Gustavo Henrique, Piris da Motta (FLA); Contreras, Escalante (DEF)
Cartões vermelhos:

Defensa y Justicia: Unsain; Matías Rodrígues, Frías, Cardona e Soto; Rodríguez, Loaiza e Rotondi (Merentiel), Escalante, Walter Bou (Barrios) e Contreras (Hachen). Técnico: Sebastián Beccacece

Flamengo: Diego Alves, Isla (Matheuzinho), Gustavo Henrique, Léo Pereira e Filipe Luís; João Gomes, Thiago Maia (Piris da Motta), Everton Ribeiro (Pedro) e Arrascaeta (Bruno Viana); Gabigol e Michael (Vitinho). Técnico: Renato Gaúcho