Casagrande

Casagrande

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
OpiniãoEsporte

Marcos Leonardo e Soteldo esconderam a bola do Vasco; Vila pulsa e grita

Como estava maravilhoso o histórico estádio da Vila Belmiro, lotado e pulsando com torcedores de camisas brancas e pretas e brancas retrô, dando um ar nostálgico a esse clássico supermarcante para o futebol brasileiro!

Santos x Vasco se enfrentaram pelo Campeonato Brasileiro, pela luta para fugir do rebaixamento, nada a ver com a nostalgia que citei antes.

Mas são suas camisas lindíssimas e pesadas que, hoje, quem deu a bola foi o Santos e foi o grande vencedor.

Enfrentou um Vasco que vinha de grandes resultados, apresentando um ótimo futebol. Só enfrentou um Santos com a corda no pescoço, sabendo da importância desse confronto direto e que tinha que vencer esse jogo com urgência.

O peixe vinha de uma vitória contra o Bahia em Salvador, que também foi um confronto direto. Com essa vitória, o Santos saiu da zona de rebaixamento, fazendo seis pontos contra dois concorrentes.

Mas quem fez a diferença nessa partida foram Soteldo e Marcos Leonardo, que é um centroavante espetacular.

O camisa 9 fez dois gols, sendo o primeiro de pênalti que ele mesmo sofreu.

O Vasco assustou com um gol do argentino Vegetti, empatando a partida e crescendo no jogo.

O Santos conseguiu fazer o segundo com o venezuelano Tomás Rincón, e logo em seguida veio uma pintura.

Continua após a publicidade

Em uma arrancada do Jean Lucas, que deu toque no momento certo para o Marcos Leonardo, que segurou o passe para não entrar em impedimento.

Correndo, ajeitou o corpo, mudou a passada. Quando o zagueiro vascaíno Léo achou que o camisa 9 santista fosse dominar a bola para chegar junto, ficou vendido com uma batida em diagonal rasteira, forte no contrapé do goleiro, levantando o Santos aos 3 x 1.

Esse gol do Marcos Leonardo, de perna esquerda, foi lindo por ser difícil de fazer por ter mostrado um domínio completo dos movimentos do seu corpo e pela batida seca na bola.

O segundo tempo estava bem jogado até a confusão generalizada causada pelo divertimento do Soteldo, que na ponta parou a bola e subiu em cima dela, causando uma confusão enorme.

É difícil dizer se ele menosprezou, provocou ou tirou uma onda, mas nessa brincadeira foram expulsos Lucas Lima (Santos) e o zagueiro Medel (Vasco). O próprio Soteldo tomou o terceiro amarelo e estará fora do clássico do próximo domingo contra o Palmeiras.

Saiu caro para o Santos essa brincadeira, pois não contará com dois dos seus principais jogadores contra o rival.

Continua após a publicidade

Bom, o jogo recomeçou, mas com um ritmo menor e menos intensidade, mas com mais espaço em campo para ser explorado pelas equipes.

E quem fez isso melhor foi o time da Vila, que numa outra jogada do Marcos Leonardo, quase fez um gol do meio-campo, pegando o rebote do goleiro Léo Jardim e fazendo a bola chegar até o outro lado.

Tomás Rincón dominou e Soteldo fez a ultrapassagem pelas costas do companheiro, que nos anos 80 se chamava "overlapping", nome dado pelo treinador da seleção brasileira na Copa de 1978, Cláudio Coutinho.

O overlapping santista funcionou muito bem, com Soteldo batendo cruzado e alto, fazendo um bonito gol, levando o Santos à goleada por 4 a 1. Depois disso, nada de importante aconteceu, mas essa vitória era imprescindível para o time santista, que, com esse resultado, saiu do Z4.

Somente por questão histórica, esse confronto entre Santos e Vasco já teve, de um lado, o rei do futebol Pelé, com a camisa 10 mais importante da história, e, do outro lado, Roberto Dinamite, com a também linda camisa 10 vascaína. Sem contar que o milésimo gol do Rei foi no Maracanã contra o Vasco da Gama.

Enfim, a história de hoje é diferente, mas jamais será apagada a importância de Santos x Vasco para o futebol brasileiro.

Continua após a publicidade

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes