PUBLICIDADE

Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Não erre nunca mais: um guia de como usar máscara direito

Gabriela Ingrid

Do VivaBem, em São Paulo

08/05/2020 18h58

A recomendação é que todos usem máscaras ao saírem de casa (pelo menos em alguns estados do Brasil). Mas se você já pôs os pés para fora (ou leu as notícias), deve ter percebido que tem muita gente está usando de forma errada.

Felizmente, aqui está ele: o guia prático de como usar a máscara.

Em primeiro lugar, sua máscara deve cobrir completamente seu nariz e seu queixo, e deve ser bem ajustada nos lados, sabe? Ela deve ser usada por cerca de duas horas, depois é preciso trocar, já que ela fica úmida e aí não funciona mais. É por isso que o indicado é ter pelo menos duas em casa.

Agora, a gente veio para ajudar e mostrar o que não se deve fazer de jeito nenhum com as máscaras: não use abaixo do nariz; não deixe o queixo descoberto; não deixe ela embaixo do rosto ou pendurada em uma só orelha quando não fora usar; não deixe ela frouxa, com espaços abertos nas laterais; não cubra apenas a ponta do seu nariz.

Outro probleminha comum que temos visto por aí é o combo óculos e máscara. Quando usamos uma máscara, o hálito quente pode escapar pelas bordas superiores e, quando encontra as lentes mais frias, cria condensação na superfície e o aspecto embaçado.

Então, como faço para evitar névoa nas lentes? Seguir a dica de deixar ela bem colada no rosto já diminui a saída de ar quente por cima.

Outra opção é usar fita do tipo micropore para colar a parte superior da máscara no nariz. Você também pode usar o peso dos seus óculos para bloquear o ar. Puxe a máscara para cima do nariz o mais alto que puder (verifique se ainda está embaixo do queixo) e deixe seus óculos descansarem em cima da máscara. Aí vai depender, claro, do formato dos seus óculos.

Um estudo de 2011 mostra que lavar os óculos com água e sabão e deixá-lo secar naturalmente cria uma barreira que evita que gotículas se formem e embacem as lentes. Você pode até tentar a técnica, mas muitas lentes já recebem tratamentos na fábrica e pode ser que isso não funcione. Muitos leitores contaram que passam xampu neutro ou detergente nas lentes e tiram o excesso com um lenço de papel. Não custa tentar...

É um saco usar máscara, eu sei. Parece que vem menos ar, esquenta o rosto e embaça os óculos, mas além da higiene das mãos, a máscara é uma grande aliada para evitar a disseminação do vírus, já que há muita gente assintomática que pode estar espalhando a doença sem nem saber.

Então vamos usar do jeito certo para proteger não só você, mas todo mundo.

Saúde