Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Hidroxicloroquina é ineficaz em casos brandos de covid-19, mostra estudo

Estudo sobre eficácia da hidroxicloroquina foi realizado por pesquisadores da Universidade do Minnesota - DIEGO VARA
Estudo sobre eficácia da hidroxicloroquina foi realizado por pesquisadores da Universidade do Minnesota Imagem: DIEGO VARA

Michael Erman

Da Reuters, em Nova York

16/07/2020 17h22

O remédio contra malária louvado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e por seu colega brasileiro, Jair Bolsonaro (sem partido), como tratamento contra a covid-19 se mostrou ineficaz em pacientes com uma versão branda da doença, segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Minnesota.

Cerca de 24% dos pacientes do estudo que receberam hidroxicloroquina tiveram sintomas persistentes ao longo de um período de 14 dias, e cerca de 30% do grupo que recebeu um placebo teve sintomas persistentes ao longo do mesmo período.

A diferença não é estatisticamente significativa, disseram os pesquisadores.

"A hidroxicloroquina não reduziu substancialmente a gravidade ou a prevalência dos sintomas ao longo do tempo em pessoas não-hospitalizadas com covid-19 em estágio inicial", escreveram os pesquisadores em um artigo na publicação científica Annals of Internal Medicine.

O estudo aleatório com placebo foi realizado com 491 pacientes não hospitalizados. Devido à escassez de exames nos EUA, só 58% dos participantes passaram por testes de detecção da doença.

O estudo "fornece indícios fortes de que a hidroxicloroquina não oferece nenhum benefício para pacientes com uma doença branda", disse o doutor Neil Schluger, do New York Medical College, em um editorial sobre o estudo também publicado nesta quinta-feira.