Topo

Alimentação


Alimentação

Será que você consome uma boa quantidade de fibras durante seu dia?

iStock
Imagem: iStock

As fibras alimentares cumprem função importante para a saúde do sistema digestivo. Ao consumi-las, você colabora para o bom funcionamento do intestino, evita a desagradável constipação, ajuda a manter a saúde da microbiota intestinal (micro-organismos como bactérias, fungos e vírus) --importante para o sistema imunológico, absorção de nutriente. O Guia Alimentar da População Brasileira, do Ministério da Saúde, recomenda a ingestão de 25 gramas de fibras diariamente. Mas como será que está o seu consumo diário de fibras? O teste abaixo foi fei para você descobrir isso, elaborado com ajuda das nutricionistas Clarissa Fujiwara, do departamento de nutrição da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade) e Lara Natacci, coordenadora de comunicação da SBAN (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição). Redação: Maria Carolina Buriti

  1. 46

    O que você escolheria no seu lanche da tarde?

    iStock
    iStock
  2. 66

    Por fim, qual dessas ceias você costuma fazer para encerrar o dia?

    iStock
    iStock
  • Pobre em fibras

    Você precisa melhorar o consumo de fibras. Prefira frutas ?in natura? aos sucos, pois ao processar as frutas, você acaba eliminando quase que totalmente as fibras; privilegie o consumo de leguminosas como o bom e velho feijão. Troque os alimentos refinados (arroz pão, bolachas e macarrão) pelos integrais. Frutas secas como damasco, ameixa e figo; e as sementes como castanha de caju, do Pará, nozes e amêndoas também podem te ajudar na empreitada.

    [[pts]] de 24 pontos

    Gostou do resultado? Compartilhe!

    O que são fibras solúveis e por que você deveria incluí-las nas refeições
  • Está bem, mas dá para melhorar

    Seu consumo de fibras é razoável. Você pode melhorar colocando mais cereais integrais prato, além de frutas e vegetais. Leguminosas também são ótima fonte de fibras, então dê uma chance para a lentilha, grão de bico e o queridinho dos brasileiros: o feijão.

    [[pts]] de 24 pontos

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Campeão em fibras!

    Parabéns, você sabe o que é bom para saúde e coloca isso no prato. Continue apostando em alimentos ricos em fibras como cereais integrais, frutas e vegetais para uma dieta equilibrada e rica em fibras!

    [[pts]] de 24 pontos

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • [[pts]] de 24 pontos

    Gostou do resultado? Compartilhe!