Nova variante da gripe suína é encontrada no Reino Unido

O Reino Unido informou nesta segunda-feira (27) que detectou um primeiro caso humano da cepa de gripe A(H1N2)v, que é semelhante a um vírus que atualmente circula em porcos, e que o indivíduo em questão teve uma doença leve e se recuperou totalmente.

A UK Health Security Agency (UKHSA) disse que o caso foi detectado como parte da vigilância nacional de rotina da gripe e que a fonte de infecção não era conhecida.

"Essa é a primeira vez que detectamos esse vírus em humanos no Reino Unido, embora ele seja muito similar a vírus que detectamos em porcos", disse Meera Chand, diretora de Incidentes da UKHSA.

Os contatos próximos do caso estão sendo acompanhados pelas autoridades de saúde, disse o comunicado, acrescentando que a situação estava sendo monitorada com maior vigilância em cirurgias e hospitais em North Yorkshire, uma região do norte da Inglaterra.

Em 2009, uma pandemia de gripe suína em humanos infectou milhões de pessoas. Ela foi causada por um vírus que continha material genético de vírus que circulavam em porcos, aves e humanos.

A UKHSA disse que, com base em informações iniciais, a infecção detectada recentemente no Reino Unido é diferente dos cerca de 50 outros casos humanos da cepa encontrados em outros lugares do mundo desde 2005.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes