Topo

Evite estes 5 erros comuns ao tomar suplementos alimentares

iStock
Imagem: iStock

Adriano Ferreira

Colaboração para o VivaBem

13/04/2023 04h00

Creatina, whey protein, cafeína, pré-treino... Muitas pessoas recorrerem aos suplementos alimentares para melhorar os resultados na musculação, na corrida, no ciclismo, no crossfit.

Antes de tomar esses produtos, é importante saber que eles não são milagrosos ou indispensáveis para ter ganhos na atividade física. Sem treino e alimentação adequados, nenhum suplemento faz você ganhar músculos, perder gordura ou correr mais rápido.

A seguir, mostramos 5 erros comuns que as pessoas cometem ao utilizar suplementos:

1 - Tomar suplemento sem orientação

O seu colega de academia usar um produto não significa que ele também é indicado para você.

O papel do suplemento é fornecer nutrientes que o corpo precisa e nem sempre conseguimos obter por meio da alimentação. Essa necessidade nutricional varia de pessoa para pessoa conforme a dieta, os objetivos na atividade física, o volume e a intensidade do treino, entre outras coisas.

Por isso, como explica a nutricionista Gláucia Medeiros, diretora da Asbran (Associação Brasileira de Nutrição), antes de tomar qualquer suplemento, é importante consultar-se com um especialista para adequar suas refeições à rotina de atividade física e, se for realmente preciso, definir quais suplementos serão usados.

Segundo Medeiros, boa parte das vezes é possível atingir os objetivos de ganho de massa muscular, perda de peso e melhora do desempenho esportivo somente com uma boa alimentação.

2 - Substituir a comida pelos suplementos

Geovanna Leite, doutora em alimentos, nutrição e saúde pela USP (Universidade de São Paulo), explica que o papel do suplemento é complementar os nutrientes que nem sempre conseguimos fornecer ao corpo por meio da comida. Mas os alimentos naturais (verduras, legumes, frutas, carnes, ovos, grãos integrais etc.) devem ser a base da dieta de qualquer pessoa saudável, seja praticante de atividade física ou não.

Substituir totalmente suas principais refeições por suplementos pode ocasionar uma deficiência de minerais, vitaminas e fibras, por exemplo, o que pode gerar inúmeros problemas no organismo —que vão desde prisão de ventre até queda de cabelo, fadiga, anemia e outras condições.

suplemento, cápsulas - iStock - iStock
Imagem: iStock

3 - Acreditar que só dá para ter resultado com suplementos

Esse é um mito comum na academia. O ganho de massa muscular e a perda de peso, dois dos objetivos mais comuns entre os praticantes de exercícios, depende de diversos fatores, como a constância na atividade física, treino adequado, boa alimentação, descanso e sono de qualidade, boa hidratação e controle do estresse.

Segundo Haniel Fernandes, especialista em nutrição, metabolismo e fisiologia do esporte pela FAECH (Faculdade de Empreendedorismo e Ciências Humanas), em Fortaleza, os suplementos servem para dar um suporte à boa alimentação, mas não são o principal agente para a melhora física e é possível, sim, ter resultados no treino sem o uso de qualquer suplemento.

4 - Achar que o suplemento "sozinho" faz emagrecer

Entre os praticantes de atividades físicas, é muito comum o consumo de suplementos termogênicos —que contêm substâncias que aceleram o metabolismo e prometem facilitar a queima de gordura corporal. Porém, esses produtos não aumentam o gasto calórico de forma tão significativa ao ponto de promover grande perda de peso.

Revisão de estudos publicada no International Journal of Obesity, por exemplo, mostra que os termogênicos elevam o consumo energético do corpo em até 5% —ou seja, se você gasta 2.000 calorias no dia, com o suplemento passaria a queimar apenas 100 calorias a mais.

Para perder 1 kg de gordura, a estimativa é que você tem de gastar 7.700 calorias além das que consome. Para esse número, é essencial ter uma boa alimentação.

Daniela Fagioli, doutora e diretora da Asbran, ressalta que, para efeito positivo na perda de peso, é necessário ter uma ingestão calórica consciente, de acordo com seus objetivos no treino, além de preparar refeições com ingredientes saudáveis, moderando no uso de óleo e açúcar.

5 - Achar que quanto mais suplementos, melhor o resultado

Além de não turbinar os resultados e ser um desperdício de dinheiro, o uso exagerado de suplementos pode levar ao ganho de peso e até gerar problemas de saúde.

Por exemplo: o excesso de cafeína, substância comum nos termogênicos e pré-treinos, pode provocar taquicardia, crise de ansiedade, dor de cabeça, cólicas e diarreias.

Portanto, como já explicamos, é essencial que o uso de suplementos seja feito com orientação de um especialista.