Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Surto do vírus Marburg pode se espalhar para mais três países, alerta CDC

Vírus da família do ebola causou surto na Tanzânia - Reprodução/Wikimedia Commons
Vírus da família do ebola causou surto na Tanzânia Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons

Do VivaBem*, em São Paulo

23/03/2023 09h56

O Centro Africano de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) alertou nesta quarta-feira (22/03) para o risco de que o surto do vírus de Marburg, que recentemente foi confirmado na Tanzânia, também se espalhe para outros três países da África —Uganda, Ruanda e Burundi.

Da mesma família do ebola, o vírus tem uma taxa de mortalidade que pode chegar a 88%, dependendo de sua variante e dos cuidados de saúde prestados ao paciente.

O que aconteceu?

  • Surto na Tanzânia. Na terça-feira, o Ministério da Saúde da Tanzânia declarou um surto da doença no noroeste do país.
  • Foram confirmados oito casos da doença, com cinco mortes. Isso representa uma taxa de letalidade de 63%. Entre os mortos está um profissional da saúde.
  • É a primeira vez que o país tem casos confirmados da doença. Os infectados são das cidades de Bulinda e Butayaibega, ambas localizadas no distrito noroeste de Bukoba, na fronteira com Uganda e perto das fronteiras de Ruanda e Burundi, gerando alerta das autoridades.
  • Sintomas. Tumaini Nagu, especialista em medicina do governo da Tanzânia, disse à imprensa local que os pacientes com Marburg apresentaram febre, vômito, sangramento em várias partes do corpo e insuficiência renal.

A elevada mobilidade da população na área é vista pelas autoridades de saúde pública como um risco de propagação transfronteiriça da doença.

"O CDC África continua empenhado em apoiar a Tanzânia e seus vizinhos para deter este surto o mais rapidamente possível. Pedimos às pessoas que continuem compartilhando informações em tempo hábil com as autoridades para permitir uma resposta mais eficaz", disse Ahmed Ogwell Ouma, diretor interino do CDC África, segundo a agência de notícias Deutsche Walle.

Essas doenças infecciosas emergentes e reemergentes são um sinal de que a segurança sanitária do continente precisa ser fortalecida para lidar com as ameaças de doenças. Ahmed Ogwell Ouma, diretor interino do CDC África.

Além da Tanzânia, a Guiné Equatorial também enfrenta um surto do vírus Marburg, com ao menos nove mortes.

O que é o vírus de Marburg?

  • Primeiro caso foi na Alemanha. Da mesma família do ebola, o vírus de Marburg leva o nome de uma pequena cidade alemã às margens do rio Lahn, onde o vírus foi documentado pela primeira vez, em 1967.
  • Na época, ele causou surtos simultâneos da doença em laboratórios em Marburg, na Alemanha, e em Belgrado, na então Iugoslávia (hoje Sérvia). Sete pessoas morreram expostas ao vírus enquanto realizavam pesquisas com macacos.
  • Para onde ele se espalhou? Desde então já houve surtos e casos esporádicos em países como Angola, Gana, Guiné-Conacri, República Democrática do Congo, Quênia, África do Sul e Uganda.
  • Transmissão. Ocorre pelo contato direto com uma pessoa doente por meios dos fluidos, ou seja, pela saliva, suor, vômito ou fezes. Também pode ser transmitido pela amamentação ou pelo sêmen.
  • Sintomas. Pode ser assintomático, mas também ter sinais semelhantes a qualquer quadro infeccioso. A piora pode ser abrupta, com quadros de hemorragia grave.
  • Não existe vacina nem remédio para tratar a doença. Os médicos fazem apenas o controle do quadro, dando suporte necessário para o paciente.
  • Pode virar pandemia? Os médicos não acreditam que o vírus de Marburg vá se transformar em uma pandemia, como ocorreu com o coronavírus. Mas é importante que as autoridades tomem medidas necessárias para conter o avanço da doença, como a vigilância sanitária dos casos.

*Com informações da agência de notícias Deutsche Walle, Agência Estado e matéria de VivaBem publicada em 15/02/2023.