Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Entenda problema cardíaco que fez Lucas Leiva se aposentar do futebol

Lucas Leiva estava afastado dos gramados desde dezembro - Pedro H. Tesch/AGIF
Lucas Leiva estava afastado dos gramados desde dezembro Imagem: Pedro H. Tesch/AGIF

Do VivaBem, em São Paulo

17/03/2023 16h51

O jogador do Grêmio Lucas Leiva, de 36 anos, anunciou a aposentadoria nesta sexta-feira (17) devido a uma fibrose cicatricial do miocárdio. Ele estava afastado dos gramados desde dezembro e médicos acompanhavam a sua situação para avaliar o retorno, descartado após uma bateria de exames nas últimas semanas.

A fibrose de Lucas Leiva atinge o miocárdio, músculo do coração formado por fibras. No problema, algumas dessas fibras viram cicatrizes, que prejudicam a contração do órgão e o seu funcionamento.

Essas consequências são especialmente impactantes para atletas de alto rendimento, que têm forte demanda cardíaca.

Imagina o músculo do coração com cicatrizes, como se fossem casquinhas. Ele deixa de ter viabilidade total. O problema pode ser desde bem discreto até ter grau intenso. Pelo fato de limitar a força de contração, prejudica o batimento cardíaco e limita o desempenho de atletas de esportes de grande exigência física" Edmo Atique Gabriel, cardiologista e colunista do VivaBem

  • Fatores genéticos podem levar ao problema. O próprio coração tem a programação para que algumas fibras sejam substituídas por cicatrizes. É mais difícil controlar o processo nesse caso.
  • Outras doenças podem causar a fibrose. Infecções por vírus e bactérias que geram inflamações, episódios de miocardite e infarto ao longo da vida e doenças nas válvulas do coração favorecem a formação das cicatrizes.
  • O esforço físico intenso também pode levar ao problema.

Riscos para um atleta profissional

  • Além de diminuir o rendimento físico, caso a pessoa continue fazendo atividades que exigem grande esforço, a fibrose cicatricial do miocárdio aumenta o risco de insuficiência cardíaca (falência progressiva da função do coração) e de muitos tipos de arritmia --capazes de se transformar em uma arritmia mais severa e levar à morte súbita.

Em coletiva de imprensa, médicos afirmaram que Lucas Leiva sofreria riscos se continuasse a jogar futebol.

Após avaliar essa fibrose e os riscos que encontramos dessa patologia, orientamos que o Lucas não continuasse com atividades de alta performance porque poderia trazer riscos à saúde, uma delas ter arritmias, e sérios riscos de saúde. Márcio Dornelles, médico de Lucas Leiva

Como é o tratamento?

  • Há acompanhamento a cada seis meses, pelo menos. Exames de imagem (ecocardiograma e ressonância magnética do coração) analisam a progressão das cicatrizes.
  • Medicamentos conhecidos como remodeladores do músculo cardíaco ajudam a preservar a função do miocárdio.
  • Também há mudanças no estilo de vida, quando necessário --como na alimentação e uma rotina de exercício físico, por exemplo.