Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Com que frequência você deve lavar seu pijama? A resposta pode não agradar

Saiba que elementos você deve levar em conta para definir a frequência das lavagens - Getty Images
Saiba que elementos você deve levar em conta para definir a frequência das lavagens Imagem: Getty Images

Simone Machado

Colaboração para VivaBem, em São José do Rio Preto (SP)

06/03/2023 04h00Atualizada em 06/03/2023 09h00

Você lava o seu pijama de quanto em quanto tempo? Se a sua resposta foi a cada cinco dias ou mais, fique atento, pois você pode estar dormindo com diversos "inimigos" na sua cama como bactérias, mofos e ácaros que prejudicam a sua saúde.

O pijama ou até camisetas e bermudas usados durante as horas de sono muitas vezes podem não estar visivelmente sujos ou com mau cheiro, fazendo com que sejam usados por vários dias seguidos. Mas o que muita gente esquece é que, ao usar uma peça de roupa, diversos resíduos de pele, secreções naturais do corpo e microrganismos são transferidos para ela e passam a ficar acumulados.

"O mais comum é acúmulo de bactérias, fungos e ácaros. Esses microrganismos podem causar infecções, micoses, alergias e até infestações tipo sarna. As infecções não são tão comuns, mas se a pele estiver com machucados, elas podem ocorrer", explica Joaquim Xavier, dermatologista do Hospital Sírio-Libanês.

Especialistas sugerem que a peça seja lavada e trocada a cada quatro dias, pelo menos.

Clima afeta essa dinâmica

Para pessoas que moram em locais muito quentes ou que costumam transpirar demais, o ideal é que o pijama seja trocado a cada dois dias, para evitar a proliferação desses microrganismos. O mesmo é indicado para pessoas que possuem algum tipo de alergia ou doença respiratória.

"Esses pacientes possuem aumento de sensibilidade aos ácaros que se desenvolvem na descamação natural da pele. E não limpar essa descamação pode desencadear asma e rinite", diz Fabiane Brenner, dermatologista da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).

Sumire Sakabe, infectologista do Hospital Nove de Julho, avalia que, caso a pessoa more em locais mais frios, como o Sul do país, e tenha o hábito de tomar banho antes de colocar o pijama, pode-se lavar a peça uma vez na semana para eliminar as células mortas da pele e suor. Mas essa higienização nunca deve ser feita em um prazo maior do que esse.

"Além dos microrganismos da nossa pele, as próprias células mortas, e os ácaros, que se alimentam delas, ficam nas roupas de cama e nas nossas roupas, inclusive o pijama", diz.

Como lavar o pijama?

Com relação à lavagem da peça, o ideal é sempre ler a etiqueta para saber qual o melhor modo de se fazer essa higienização.

Normalmente, tecidos como algodão, poliéster e sintético devem ser lavados com água morna ou quente, usando sabão neutro.

Algumas bactérias podem sobreviver à lavagem em baixas temperaturas e a água acima de 40 graus facilita a eliminação.

Tecidos como seda e lã devem ser lavados com água fria e à mão, sem torcer ou esfregar. Caso a pessoa opte por usar a máquina de lavar, é bom optar pelo ciclo delicado.

"É recomendável evitar amaciantes para diminuir risco de desenvolver dermatite de contato por fragrância", acrescenta Xavier.

Outras roupas

Não são somente os pijamas que requerem atenção quanto à higienização. Cada tipo de roupa que usamos requer uma atenção especial quando o assunto é limpeza. Veja:

  • Roupas e cama: devem ser lavadas e trocadas a cada dez dias, mas se você morar em uma região quente faça essa troca uma vez na semana
  • Toalhas de banho: devem ser lavadas após três ou cinco usos
  • Roupas íntimas: devem ser lavadas após cada uso
  • Sutiã: pode ser usado duas ou três vezes antes de lavar
  • Meias: devem ser lavadas após cada uso
  • Camisetas, vestidos e roupas de academia: devem ser lavadas após cada uso
  • Roupas sociais e jeans: podem ser usadas até duas vezes antes de serem lavadas, se a região não for muito quente e a pessoa não transpirar demais.
  • Casacos e jaquetas: a lavagem pode ser após duas ou três vezes o uso