Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Key Alves reclama de dor no dente do siso; quando a extração é indicada?

Após gravar o Raio-X, Key Alves se queixou de dor no dente do siso - Reprodução/Globoplay
Após gravar o Raio-X, Key Alves se queixou de dor no dente do siso Imagem: Reprodução/Globoplay

Do VivaBem*, em São Paulo

05/02/2023 14h00

Key Alves, 23, pediu medicamentos à produção do BBB 23 (Globo) após acordar com dor no dente do siso. "Não sei nem se precisa passar no médico ou algo assim, porque o meu dente do siso está doendo muito", disse ela.

Os terceiros molares, popularmente conhecidos como dentes do siso ou "dentes do juízo", normalmente surgem entre os 15 e 25 anos. Por nascerem por último e muitas vezes ficarem mal posicionados, sua erupção tende a gerar inflamações, dores fortes, como enxaqueca, e até febre.

O que são os dentes do siso?

Os sisos têm a função de triturar o alimento e deixar o bolo alimentar bem mastigado para ser engolido.

No entanto, a evolução humana fez com que, de certa maneira, os dentes do siso perdessem sua função. Isso porque passou-se a cozinhar os alimentos para torná-los mais macios ao consumo, exigindo menos mastigação e força da mandíbula.

O resultado é que muitas pessoas deixaram de desenvolver os terceiros molares. Outras, no entanto, fazem a cirurgia de retirada desses dentes por orientação do dentista.

Quando é recomendável remover o dente do siso?

A retirada do siso só deve ser indicada se este dente estiver causando algum problema. Na maioria das vezes, são os ortodontistas que orientam ou não o procedimento.

O profissional vai fazer uma avaliação para verificar se o dente tem espaço e condição para nascer, além de investigar se existem problemas que justifiquem a cirurgia de remoção por meio de exames (radiografia panorâmica da face e/ou tomografia).

Veja algumas condições em que a cirurgia pode ser indicada:

  • Quando o dente está semi-incluso ou destruído por cárie;
  • Se o terceiro molar estiver fazendo algum tipo de compressão que pode estar absorvendo o dente da frente;
  • Quando há cisto;
  • Em casos de pericoronarite, infecção da gengiva que encobre parcialmente o dente do siso durante sua erupção e causa muita dor, além de poder gerar a reabsorção óssea e até dificuldade de abrir a boca.

Se a cirurgia não for realizada em casos de necessidade, a presença do siso pode gerar problemas ósseos e desalinhar os dentes, além de fazer com que o paciente continue sentindo dores.

Por que o dente do siso pode causar dor?

  • Além do rompimento da gengiva, o dente do siso pode estar semi-incluso (quando está inclinado), fazendo com que a gengiva muitas vezes cubra parte do dente e ocasionando o acúmulo de alimentos e bactérias que podem gerar inflamações e até odor ruim na boca.
  • O paciente pode experimentar, por exemplo, inflamação gengival conhecida como pericoronarite e sentir dor ao mastigar.
  • Além disso, se o siso estiver dividindo o espaço com outro dente, sua erupção pode gerar dores relacionadas à compressão.

*Com informações de reportagens publicadas em 04/01/2023 e 06/03/2019.