Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Viih Tube tem vontade de comer feijão gelado; por que grávidas têm desejo?

Reprodução/Instagram @viihtube
Imagem: Reprodução/Instagram @viihtube

De VivaBem*, em São Paulo

11/01/2023 13h31

A influenciadora Viih Tube, 22, compartilhou um "desejo de grávida" durante a reta final da gestação. Pelo Instagram, ela disse que queria comer um pote de feijão gelado.

"Gente, deu vontade de comer feijão gelado, um balde. Deu água na boca", escreveu no Story. No vídeo, Viih faz o pedido para o namorado, Eliezer, com quem assumiu o relacionamento em agosto de 2022.

Pode parecer loucura, mas as pessoas, quando engravidam, podem mesmo sentir uma vontade maluca por alguns alimentos.

Por que isso acontece?

  • Isso ser explicado tanto pela enorme mudança hormonal que acontece no corpo da mulher durante esse período da vida.
  • Uma delas é a preparação para receber e nutrir o bebê. Os níveis de hormônios como a progesterona e o estrógeno sobem muito, enquanto surge um outro, o HCG, responsável pela nada agradável sensação de enjoo até o terceiro mês de gestação.
  • O intestino, por exemplo, pode se tornar mais lento; o enjoo pode se acentuar com a sensibilidade a cheiros. É nesse contexto que a mulher pode experimentar uma mudança no paladar e procurar alimentos que não gostava antes, por exemplo.
  • Outra questão é que o mal-estar provocado principalmente nos primeiros meses da gravidez pode fazer com que a mulher procure alimentos que amenizem essa sensação.

Grávidas têm muita náusea, é fato. Inconscientemente, acabam tendo vontade de alimentos que facilitam a digestão, aliviam o enjoo e neutralizam o mal-estar. Escolhas comuns são alimentos ácidos, como limão e abacaxi, e gelados, como sorvete Wagner Hernandez, ginecologista mestre em obstetrícia pela USP

Viih Tube está grávida da primeira filha, Lua - Instagram/@viihtube - Instagram/@viihtube
Viih Tube está grávida da primeira filha, Lua
Imagem: Instagram/@viihtube

Como reconhecer um desejo de grávida?

  • Não há regra sobre quais serão os desejos, pois isso varia muito de como o organismo de cada gestante reage.
  • Há aquelas que enjoam demais e preferem frutas e combinações ácidas, e há ainda as que sente mais fome apenas no fim da gravidez -- quando o bebê vai ganhar peso e aí pode aumentar a vontade por um doce, por exemplo.
  • No entanto, há ainda as mulheres que simplesmente não sentem nenhum desejo ou não percebem uma mudança de paladar. E isso é totalmente normal também.
  • O importante é lembrar que, se a vontade bater, não tem problema comer -- desde que respeitando eventuais proibições médicas e, claro, não exagerando na porção para manter um peso saudável durante todo a gestação.

Quando preciso de ajuda médica?

  • Grávidas que sentem uma vontade irresistível de saborear materiais como terra, talco, tijolo e giz, por exemplo, precisam de ajuda médica.
  • Esse comportamento pode ser sinal de uma síndrome chamada de picamalácia que, segundo os médicos, pode estar relacionada com a deficiência de nutrientes importantes para a saúde da mãe e do bebê.
* Com informações de reportagem publicada em 31/05/2020.